Apelo à comunidade de São Carlos e região por parte dos cientistas da cidade
01 de abril de 2020

Considerando a gravidade desta pandemia e os riscos a toda a população e a todas as idades,

Considerando que a expansão da doença se mostra rápida e inexorável, causando morbidade e internações em massa e colocando em risco o sistema de saúde do município,

Considerando que todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo Estadual insistem na necessidade de isolamento social e quarentena restrita de toda a população, com base em dados científicos e estatísticas disponíveis e de amplo conhecimento da comunidade cientifica,

Considerando que todos os países e regiões que não atenderam a essas recomendações, a exemplo da Itália, Espanha e Estados Unidos, estão pagando um alto preço em mortalidade, internações em massa, expansão da doença, colapso do sistema de saúde e impactos econômicos e sociais desta pandemia,

Recomenda fortemente aos governantes do Município de São Carlos manter a quarentena da população até, no mínimo, o dia 30 de abril de 2020.

A comunidade cientifica está ciente e consciente do impacto econômico dessas medidas de restrição. Entretanto, a ampla expansão da doença decorrente e a perda de vidas, que certamente virão como resultado de uma precoce abertura total do comércio e consequente mobilidade da população, causarão prejuízos econômicos e sociais de ainda maior monta, no longo prazo, do que os prejuízos decorrentes da adoção da quarentena restrita. Entendemos que, neste momento, é fundamental acatar as recomendações que têm forte embasamento científico.

A ciência e os cientistas sempre trabalharam pela cidade, não apenas elevando seu nome em todos os locais do mundo, mas provendo tecnologias que alimentam as empresas e contribuem para a vitalidade econômica do município.

Continuaremos dispostos a ser úteis para a cidade e trabalhar ainda mais intensamente, se necessário for, em prol de alavancar a economia e nosso comércio. Porém, neste momento, temos que estar juntos para proteger aqueles que serão a grande força, após o término desta situação: os cidadãos de São Carlos.

São Carlos, 31 de março de 2020.

Pelos cientistas e pesquisadores de São Carlos:

Profa. Dra. Wanda Hoffmann, Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas, Ex-diretora do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP)

Profa. Dra. Maria Cristina Ferreira de Oliveira, Diretora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP)

Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP)

Prof. Dr. Edson Cezar Wendland, Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP)

Prof. Dr. Emanuel Carrilho, Diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP)

Prof. Dr. Miguel Antônio Buzzar, Diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP)

Prof. Dr. Glaucius Oliva, Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e ex-presidente do CNPq;

Dr. João de Mendonça Naime, Chefe Geral Embrapa Instrumentação (São Carlos)

Dr. Rui Machado, Chefe Geral Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos)

Dr. Sílvio Crestana, Pesquisador Embrapa Instrumentação e Ex-Presidente da Embrapa – Brasil

Prof. Dr. Sergio Paulo Campana Filho, Prefeito do Campus USP de São Carlos (PUSPSC-USP)