Palestra no LEMI: "Vibrações induzidas pelo escoamento e suas aplicações na medição de vazão"
12 de fevereiro de 2020
Compartilhe:

eesc palestra lemi fevereiro

A apresentação será realizada pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Lopes Gama, na sala de seminários do Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais (LEMI), na área 2 do Campus.

Serão apresentados conceitos de vibrações em tubulações induzidas por escoamentos monofásicos e bifásicos e suas aplicações no desenvolvimento de técnicas de medição de vazão não invasivas.

Para medição da vazão de escoamentos de líquidos, serão demonstradas técnicas inovadoras baseadas no conceito de estruturas inteligentes, em que o próprio tubo contendo sensores piezoelétricos embutidos são utilizados para detectar as flutuações de pressão de escoamentos turbulentos e estabelecer correlações entre estas e a vazão do escoamento. Já para medição da vazão de escoamentos bifásicos do tipo líquido-gás, serão mostradas combinações de métodos ativos e passivos que foram empregadas para determinar a fração de vazio e a velocidade de mistura do escoamento.

Também será abordado como as técnicas ativas foram usadas para determinação da fração de vazio, baseando-se na análise de funções de resposta em frequência da tubulação, obtidas por meio da relação entre o forçamento aplicado ao tubo conduzindo misturas de água e ar e sua resposta vibratória medida por meio de acelerômetros. Para medição da velocidade de mistura, será mostrada a utilização de técnicas passivas baseadas na análise da vibração da tubulação induzida somente pelo escoamento bifásico.

A área 2 do campus da USP em São Carlos localiza-se na Avenida João Dagnone, nº 1100, no Jardim Santa Angelina.

informaçãoProfessor Oscar Mauricio Hernandez RodriguezDepartamento de Engenharia Mecânica da EESCTel.: (16) 3373-8335E-mail: oscarmhr@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC


Veja também