Professor da EESC ganha prêmio por carreira dedicada à inovação
10 de fevereiro de 2020

O professor Marco Henrique Terra, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi um dos vencedores do Prêmio “Trajetória pela Inovação”, oferecido pela Agência USP de Inovação (AUSPIN).

O reconhecimento tem como objetivo valorizar docentes da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de soluções científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo para o fortalecimento institucional e o crescimento socioeconômico do País. Outros cinco professores também foram agraciados.

terra-premio

“O reconhecimento da Universidade de São Paulo é extremamente importante para termos um retorno sobre as pesquisas que são desenvolvidas, em particular, na área de Engenharia Elétrica. Essa premiação é muito significativa para mim, pois sinaliza que estamos no caminho certo, produzindo conhecimento e formando pessoas para o desenvolvimento nacional”, afirma Terra, que ressalta a capacidade da Universidade em motivá-lo diariamente no trabalho: “Dentro da realidade brasileira, a USP nos oferece condições expressivas para que possamos desenvolver ciência e tecnologias de alto nível”.

Em sua segunda edição, o Prêmio “Trajetória pela Inovação” contou com 37 indicações de docentes ativos e aposentados e outras 15 indicações in memoriam. O processo de seleção teve início no âmbito das unidades, museus e institutos especializados da USP, que foram os responsáveis por indicar um professor para concorrer ao Prêmio. A cerimônia de entrega, que contará com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, será realizada dia 8 de abril, às 10 horas, na sala do Conselho Universitário, em São Paulo.

No caminho da inovação – Como professor da EESC, Marco Henrique Terra contribuiu para o desenvolvimento de ciência aplicada relacionada à teoria de estabilidade, controle e filtragem de sistemas dinâmicos incertos. Os algoritmos resultantes de suas pesquisas apresentam características inovadoras, sendo robustos, recursivos e úteis para aplicações em tempo real. Tais técnicas têm sido aplicadas em caminhões e carros autônomos (inclusive no primeiro protótipo de caminhão autônomo brasileiro), bem como em robôs projetados para reabilitação de membros inferiores de pessoas que tiveram algum tipo de lesão e também na produção de módulos didáticos utilizados no ensino de engenharia.

Terra é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), fez mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica na USP e pós-doutorado na mesma área na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e participou como convidado pelas Nações Unidas para discursar sobre Robótica em um encontro bilateral organizado por Brasil e Uruguai com foco no desenvolvimento de pesquisas. Atualmente é professor titular e chefe do SEL e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC), voltado para pesquisas nas áreas de Segurança Nacional e Meio Ambiente.

Mais InformaçõesAssessoria de Comunicação do SELTelefone: (16) 3373-8740E-mail: comunica.sel@usp.br

Por Assessoria de Comunicação do SEL com informações de Jornal da USP

Foto: Henrique Fontes (SEL)