Garagem coberta com painéis solares é instalada na EESC
10 de fevereiro de 2020
Compartilhe:

 

sel 1a

 

A estrutura é composta por 12 painéis fotovoltaicos de 380W e um inversor de 4kW (esse dispositivo é responsável por transformar a energia solar em energia alternada, aquela encontrada na rede elétrica). Duas entradas de energia disponíveis no inversor ajudam o sistema a atingir seu desempenho máximo, produzindo até 529 kWh/mês, energia suficiente para abastecer duas residências com quatro moradores cada. A garagem possui ainda tomada para o carregamento de carros elétricos e celulares.

Os equipamentos e materiais utilizados na construção da estrutura, que levou um mês e meio para ficar pronta, foram doados pelas empresas WEG Solar e RTD Engenharia, ambas parceiras da EESC. Funcionários da Prefeitura do Campus e alunos do SEL colaboraram com a montagem do sistema, sob supervisão do professor Elmer Cari do Departamento. O custo base dos equipamentos utilizados na instalação do “estacionamento solar” foi de aproximadamente R$ 23 mil.

 

sel 2a

 

A garagem construída é o segundo sistema do gênero instalado no SEL. Anteriormente, o professor Elmer coordenou o projeto que levou à instalação do primeiro sistema fotovoltaico da USP em São Carlos, localizado na cobertura de um dos prédios do Departamento e que também é utilizado como material didático do Curso Solar Fotovoltaico. O equipamento possui potência de 3.100 Watts e produz energia mensal de 368kWh.

sel 3a

Mais InformaçõesAssessoria de Comunicação do SELTelefone: (16) 3373-8740E-mail: comunica.sel@usp.br

Por Assessoria de Comunicação do SELFotos: Elmer Cari/Arquivo pessoal


Veja também