Estudo revela que São Carlos tem a menor taxa de mortalidade no trânsito dentre as cidades de SP
06 de fevereiro de 2020
Compartilhe:

eesc nest 02 

O estudo fez uma comparação da segurança viária dos municípios paulistas levando em consideração o número de mortes no trânsito e a população de cada cidade, utilizando dados oficiais dos anos de 2017 a 2019 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo site do Programa Respeito à Vida do Governo do Estado de São Paulo. Foram considerados apenas os municípios com mais de 200 mil habitantes – nos quais, em geral, é maior o número de acidentes e de mortes –, e a região metropolitana de São Paulo foi considerada como um único município, uma vez que as cidades que a compõem já estão todas praticamente conturbadas, isso é, suas áreas urbanas encontram-se unificadas.

A análise dos dados dos últimos três anos revelou que São Carlos teve uma taxa de mortalidade no trânsito de 4,42 mortes a cada 100 mil habitantes, a menor dentre as cidades pesquisadas. Em segundo lugar vem o município de Bauru, com 4,63, e em terceiro Marília, com taxa de 4,93. Por outro lado, as cidades com maiores taxas de mortalidade foram Praia Grande, com 9,17, Franca, com 9,24, e São José do Rio Preto, com 9,75 mortes a cada 100 mil habitantes. Confira na tabela a seguir os números dos 26 municípios considerados na pesquisa:

eesc nest 01

Quem subiu e quem desceuConsiderando apenas os dados de 2018 e 2019 – clique aqui e confira a nota técnica com todos os dados analisados –, os cinco munícipios que mais melhoraram no ranking foram Praia Grande (23 posições, de 26º para 3º), Taubaté (10 posições, de 16º para 6º), Santos (9 posições, de 25º para 16º), Rio Claro (9 posições, de 17º para 8º) e Ribeirão Preto (7 posições, de 22º para 15º).

Já as cinco cidades que mais caíram no ranking foram Jacareí (15 posições, de 6º para 21º), São José do Rio Preto (13 posições, de 11º para 24º), Sumaré (13 posições, de 4º para 17º), Guarujá (11 posições, de 15º para 26º) e Bauru (10 posições, de 1º para 11º).

Sobre o NESTO Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito foi formado há 16 anos por professores e alunos ligados à área de pós-graduação em Engenharia de Transportes da EESC, com a participação de professores e alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), além de profissionais liberais e de outras instituições públicas e privadas.

O grupo de pesquisadores atua com interesse na área de segurança no trânsito, com o objetivo de promover ações e divulgar informações relacionadas com o tema. Atualmente, uma das atividades importantes do NEST tem sido apoiar a área de pós-graduação em Engenharia de Transportes da EESC na viabilização e organização de cursos e palestras com especialistas, assim como na produção e edição de livros, estudos e notas técnicas.

 

InformaçãoDepartamento de Engenharia de Transportes da EESCTel.: (16) 3373-9601E-mail: departamento.transportes@eesc.usp.br

 

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC


Veja também