Inscrições abertas para cursos de férias do Centro Cultural
06 de janeiro de 2020
Compartilhe:

centrocultural-cursodeferias2

Todas as modalidades são gratuitas e direcionadas a iniciantes. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas através dos links indicados abaixo, até a próxima quinta-feira, dia 9 de janeiro.

Serão oferecidas nove oficinas de dança de salão, tai chi chuan, meditação e yoga, fotografia, dança contemporânea, música para crianças e desenho.

É permitido se inscrever em até 3 cursos, no entanto a vaga em mais de um curso só será efetivada mediante a disponibilidade de vagas na turma, pois o intuito é atender ao maior número de pessoas.

Atenção: A vaga no curso será por ordem de inscrição, por isso escolha primeiramente o curso de seu maior interesse.

Importante: Faltar na primeira aula do curso cancela automaticamente a sua vaga.

Mais informações: (16) 3373-8027

Programação:

Dançar é muito bom, dançar é bom demais | Danças de Salão

Aulas de dança de salão nas modalidades Forró, Salsa e Sertanejo, com conceitos técnicos baseados em uma estrutura que compõe postura, trabalho em equipe e trabalho individual objetivando o autoconhecimento do corpo, aptidões rítmicas e de coordenação motora.

O curso visa a aprendizagem de passos para se dançar em qualquer ambiente, usando-se os quatro pilares técnicos da dança: indução (aprender a induzir), condução (aprender a conduzir), razão (ritmos e coordenação motora), e emoção (sentimento na música).

Coordenação: Anderson “Kid” Marinho

Data/hora:segundas-feiras, das 16 às 19h30 (Forró 16h-17h; Salsa 17h15-18h15; Sertanejo 18h30-19h30)

Local: Espaço Primavera (E1)

Público-alvo: a partir dos 16 anos, com autorização do responsável

Vagas: 60 por modalidade

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Taichi Chi Kung | Artes Marciais

O Chi Kung (Qi Gong) é uma disciplina da Medicina Tradicional Chinesa e, tal como essa, evoluiu através dos tempos. O Taichi Chi Kung é uma técnica milenar Chinesa de treino interior, objetivando o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual. Resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Chi) para tratar doenças, promover saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

Coordenação: Chien Ling Tseng

Data/hora: segundas-feiras, das 17h às 18h

Local: Gramado do Centro Cultural

Público-alvo: Qualquer faixa etária

Vagas: 30

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Chien Ling Tseng: Natural de Taiwan, mora no Brasil há 22 anos. A filosofia e a prática do Tai Chi sempre fizeram parte de sua rotina, e agora vem compartilhar com todos sua experiência com intuito de promover melhoria nas saúdes física e mental e conexão entre as pessoas.

Ioga para todos | Hatha Ioga

A oficina consiste em práticas de ioga oferecidas duas vezes por semana, com duração de 1 hora.

Serão realizados Asanas (posturas, exercícios físicos) e Pranayamas (exercícios de respiração). O ioga proporciona, muito além de condicionamento físico e de estética corporal, benefícios de natureza emocional e espiritual. É fato que sua prática melhora, significativamente, a disposição, o bem- estar, o humor e a concentração do praticante.

Coordenação: Patricia Silva Leme

Data/hora: terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30 (de 14.JAN a 30.JAN)

Local: Ginásio de Esportes/CEFER

Público-alvo: Maiores de 13 anos

Vagas: 60

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Patricia Silva Leme: Educadora da Universidade de São Paulo (USP) desde 1997, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e mestrado e doutorado em Educação, também pela UFSCar. Coordenou projetos nacionais e internacionais nas áreas de educação e gestão ambiental. Durante 2016 e 2017, trabalhou como voluntária em centros de educação ambiental, fazendas orgânicas e monastérios budistas e hindus em 12 países na África, Europa e Ásia. Em 2017, formou-se como professora de ioga em Rishikesh, Índia, onde permaneceu por 6 meses atuando como assistente no ensino e práticas de ioga e meditação. Desde 2018, coordena o projeto Cultura do bem-estar na vida acadêmica na USP São Carlos, trazendo ioga e meditação para o meio universitário.

Oficina de Fotografia | Artes Visuais

O curso é composto por aulas teóricas, oficinas práticas, saídas fotográficas e palestras com fotógrafos convidados. As oficinas serão sequenciais e desenvolverão os seguintes temas: composição fotográfica, fotografia e cinema, operações manuais, tipos de câmeras, movimento, congelamento, longa exposição, tipos e aplicação de lentes e direção de modelos. O participante será orientado a explorar os comandos da câmera fotográfica em atividades que abordarão a percepção cronológica na fotografia, fluência do movimento e captura do instante.

Coordenação: Edison San

Data/hora: terças e quintas-feiras, das 17h às 19h

Local: Anfiteatro Armando Toshio Natsume

Público-alvo: iniciantes que possuam máquina fotográfica DSLR, ou similares.

Vagas: 45

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Edison San: É docente do Curso de Fotografia do programa Vem Pra USP, graduado em Imagem&Som e Letras. Ministra oficinas de fotografia desde 2014 e, atualmente, é o coordenador do Centro Cultural USP São Carlos.

Dança Contemporânea | Dança

O curso de dança contemporânea tem como objetivo trabalhar questões técnicas e aprimoramento do movimento corporal baseado na linguagem contemporânea e dando ênfase na exploração espacial e suas relações com o corpo. As aulas funcionam dentro de uma estrutura que trabalha o cuidado e o desenvolvimento do alongamento, força e equilíbrio corporal, explorando o entendimento das diversas qualidades que o movimento pode assumir nas ações, ocupando o espaço em todos os seus níveis.

Coordenação: Fabiana Granusso

Data/hora: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h

Local: Espaço Primavera

Público-alvo: Jovens e Adultos com conhecimento básico em dança

Vagas: 15

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Fabiana Granusso: Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, em São Carlos. É formada em dança contemporânea pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB), Joinville-SC, e possui registro profissional de artista nas funções de bailarina, tendo atuado como intérprete e criadora até 2013, no grupo OMSTRAB, na cidade de São Paulo. Recentemente, fundou o Coletivo Prefixo, em Limeira-SP, onde atua como membro e produz trabalhos de vídeo-dança com artistas locais.

Prática de Movimento Corporal e Danças de Salão | Dança

O curso busca promover um momento lúdico através da dança de salão e de outras atividades corporais para que os participantes possam se integrar, ampliar as capacidades de percepção, comunicação, equilíbrio, improviso, confiança e respeito mútuo. Por fim, visa propiciar benefícios para a saúde através de atividades físicas que englobarão aulas de forró ou merengue, exercícios corporais e massoterapia.

Coordenação: Felipe Oliveira

Data/hora: quartas-feiras, das 17h às 18h30

Local: Espaço Primavera (E1)

Público-alvo: todos

Vagas: 47

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Felipe Oliveira: Natural de São Paulo, mora há seis anos em São Carlos e possui ampla formação em dança e atividades corporais. Iniciou seus estudos em 2008 com Street Dance no Centro Cultural de São Paulo; em 2013, estudou na Universidade Técnica Federal do Paraná com foco em valsa clássica, forró universitário e ritmos latinos, como salsa, bachata e merengue. Em São Carlos, estudou tango na ComDança Centro de Movimento e na USP, forró, zouk, salsa e bachata, ministrados no Salão Cultural. Participou de dois cursos breves de dança contemporânea e zouk no Studio Motion Berlin e, atualmente, estuda zouk na USP.

Jogos Musicados | Musicalização

A cada aula, as crianças participarão de brincadeiras e vivências nas quais serão motivadas a cantar, se expressar através do corpo e refletir sobre o que vivenciaram. Assim, de forma lúdica e prazerosa, serão convidados a pensar sobre os sons que os cercam e os sons que produzem individualmente e coletivamente.

Coordenação: Vivian Cristina Davies Sobral Nascimento

Data/hora: sextas-feiras, das 17h às 18h

Local: sala tusp

Público-alvo: crianças entre 6 e 10 anos

Vagas: 20

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Vivian: Pedagoga e cantora, trabalha na creche da USP/São Carlos desde 2001 onde

vivencia, diariamente, experiências musicais com as crianças, funcionários e famílias.

Oficina de Desenho Clássico | Artes Visuais

O curso tem como objetivo apresentar e ensinar técnicas que ultrapassam os elementos de base do desenho – aquele que retrata os elementos imagéticos observados – a quem tem interesse em desenvolver e aprimorar esse tipo de atividade. Serão ministradas aulas teóricas sobre os embasamentos culturais que promoveram o desenho e suas etapas de formulação, bem como aulas práticas em que os participantes poderão produzir seus desenhos aplicando as técnicas indicadas.

Coordenação: Danilo de Falco

Data/hora: quintas-feiras, das 17h às 19h

Local: Sala da pós-graduação da Arquitetura (IAU)

Público-alvo: a partir dos 15 anos

Vagas: 15

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Danilo de Falco: Natural de Descalvado, é formado em Pedagogia, com pesquisa sobre Arte e Educação. Durante a formação, desenvolveu projeto de iniciação científica para o CNPq, intitulado “Pedagogia Davinciana: confluências, divergências e influências entre Arte e Educação”. Estuda pintura a óleo e desenvolve pesquisa poética na Cozinha da Pintura, em São Paulo. Participou de diversas exposições na região de São Carlos e foi colaborador na criação do livro Ilustrado “Nhô Totico”, fomentado pelo Museu Público de Descalvado. Leciona pintura a óleo e desenho em Descalvado, São Carlos e Porto Ferreira.

Oficina de Mangá e Comic (HQ) | Artes Visuais

O curso tem como objetivo apresentar e ensinar técnicas que ultrapassam os elementos de base do desenho – aquele que retrata os elementos imagéticos observados – a quem tem interesse em desenvolver e aprimorar esse tipo de atividade. Serão ministradas aulas teóricas sobre os embasamentos culturais que promoveram o desenho e suas etapas de formulação, bem como aulas práticas em que os participantes poderão produzir seus desenhos aplicando as técnicas indicadas.

Coordenação: Danilo de Falco

Data/hora: sextas-feiras, das 17h às 18h30

Local: Sala da pós-graduação da Arquitetura (IAU)

Público-alvo: a partir dos 13 anos

Vagas: 15

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Danilo de Falco: Natural de Descalvado, é formado em Pedagogia, com pesquisa sobre Arte e Educação. Durante a formação, desenvolveu projeto de iniciação científica para o CNPq, intitulado “Pedagogia Davinciana: confluências, divergências e influências entre Arte e Educação”. Estuda pintura a óleo e desenvolve pesquisa poética na Cozinha da Pintura, em São Paulo. Participou de diversas exposições na região de São Carlos e foi colaborador na criação do livro Ilustrado “Nhô Totico”, fomentado pelo Museu Público de Descalvado. Leciona pintura a óleo e desenho em Descalvado, São Carlos e Porto Ferreira.

Oficina de Dança “O Corpo e a Comunicação” | Dança

Em concordância com os trabalhos realizados pelo Núcleo Tusp em 2019, a oficina pretende avançar nas pesquisas a respeito do corpo cotidiano e suas potencialidades de comunicação. Para isto, propomos atividades onde cada indivíduo reconheça o próprio corpo, seja por movimento conhecidos ou novos, trabalhando individualmente, em duplas e grupos. É nesse sentido que a vivência corporal cotidiana e os corpos dissidentes entram no debate: a ditadura do corpo padrão nos limita, nos inibe e nos restringe em diversos espaços, porém todo e qualquer corpo é capaz de dançar, de comunicar uma ideia, uma ideia, seja pela linguagem, pelos movimentos ou pelo olhar.

Refletiremos e criaremos a partir dos preconceitos sofridos pelos corpos que “não se encaixam” utilizando estratégias de desautomatização do corpo e da rotina, e se apropriando do olhar como ferramenta de tensionamento e comunicação.

Para participar da atividade não é necessário ter experiência com dança.

Venha com roupas confortáveis.

A presença nas aulas garante a vaga.

Essa atividade é uma parceria entre o Centro Cultural de São Carlos e o TUSP de São Carlos, órgão da Pró- Reitoria de Cultura e extensão.

Coordenação: Camila Castro e Bárbara Machado (apoio)

Data/hora: quartas-feiras, das 18h30 às 20h

Local: Sala Experimental do TUSP

Público-alvo: a partir de 17 anos

Vagas: 20

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Camila Castro: 23 anos, é estudante de Arquitetura e Urbanismo pela USP São Carlos. Atualmente é bolsista do TUSP em teatro e dança. Iniciou seu contato com dança ainda criança, no ballet clássico. Na universidade participou da realização e organização de de espaços e eventos culturais.

Iniciou as aulas de ballet clássico em 2003 no Teatro São José, e entre 2018 e 2019 participou como aluna de aulas de dança contemporânea no Espaço Urze com Francisco Silva.

Sobre Bárbara Machado: 21 anos, é estudante do nono período de Arquitetura e Urbanismo na USP de São Carlos, atualmente é bolsista do Teatro da USP campus São Carlos. Começou seu contato com espaços teatrais e dança no estudo de ballet clássico quando criança, desde lá o contato com a dança se fortaleceu, nesse período participou da produção de espetáculos da Giro Oito Cia de Dança, primeira experiência mais próxima com a realização de espetáculos.

Iniciou suas aulas de dança em 2001 na academia Energia núcleo de dança, praticando ballet clássico; em 2007 iniciaram-se os estudos em jazz e dança contemporânea.

No período de 2015 a 2017 fez aulas no Espaço Urze, de técnica contemporânea com Francisco Silva, onde também trabalhou como professora de aulas de jazz.

Aula de Jazz | Dança

Aulas de jazz dance em que serão ensinados conceitos iniciantes da dança e alongamento, onde serão trabalhadas coreografias e exercícios.

Coordenação: Letícia Lima e Luise

Data/hora: quintas, das 17h às 18h15

Local: Espaço Primavera

Público-alvo: a partir de 10 anos

Vagas: 20

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Letícia Lima: Pratica ballet desde os 2 anos de idade, e aos 10 entrou para o jazz, onde também praticou 2 anos de sapateado. Aos 15 anos fez um curso certificado de um mês no Broadway Dance Center em Nova Iorque, na especialidade Broadway Theater.

Oficina de Funk | Dança

Aulas de funk voltadas para aprendizagem de algumas coreografias e consequente desenvolvimento de algumas técnicas e maior liberdade/desenvoltura com a dança. Não precisa ter nenhum tipo de experiência prévia, é para ser uma atividade divertida e leve.

Coordenação: Ana Júlia Nociti e Letícia Lima

Data/hora: terças, das 17h às 18h15

Local: Espaço Primavera

Público-alvo: Universitários

Vagas: 15

Inscrições: clique aqui para fazer sua inscrição agora

Sobre Ana Júlia Nociti: Praticou Ballet até os 7 anos de idade. Em seguida foi para a Ginástica Rítmica e Hip Hop, dos 12 aos 15 anos. Hoje faz parte da Cia de Dança do CAASO, fazendo as aulas de Funk, Hip Hop e Stiletto.

Sobre Letícia Lima: Pratica ballet desde os 2 anos de idade, e aos 10 entrou para o jazz, onde também praticou 2 anos de sapateado. Aos 15 anos fez um curso certificado de um mês no Broadway Dance Center em Nova Iorque, na especialidade Broadway Theater.

Por Assessoria de Comunicação da PUSP-SC


Veja também