Equipe do Campus é finalista em desafio sobre mudança climática que será apresentado na COP 25
03 de dezembro de 2019

podcast cop25

O desafio selecionou três trabalhos sobre novas utopias emancipatórias e pactos sociais para um futuro melhor. A equipe da USP São Carlos participou com o podcast Mudanças Climáticas e Direito à Cidade.

O podcast inédito foi produzido pelos alunos de graduação do Campus: Edimilson Rodrigues (26) e Beatriz de Paula (21), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Tauane Ybarra (20), do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), e Felipe Espreafico (21), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Tauane explica que o podcast relaciona questões sobre mudanças climáticas, inclusão e direito à cidade e de que forma impactam na vida das pessoas. “Foram ouvidas diversas vozes de várias cidades para identificar o quanto se vive a cidade e o quanto é imposto viver a cidade de determinada maneira, por exemplo, nos escondendo, ficando com medo”. O objetivo foi comunicar as opiniões dessas vozes. Ela destacou também “a relevância de se levar uma visão do que a juventude acha de tudo isto, mostrando qual o seu papel nessas tomadas de decisões”.

A iniciativa integra o CAAUSOs, podcast do CAASO, que foi criado no final de 2018 pela diretoria do Centro Acadêmico Armando de Sales Oliveira (CAASO) em parceria com alunos do Campus. Já foram produzidos episódios sobre questões e recortes sociais como a Amazônia, veganismo, feminismo, a história do CAASO entre outros.

Exibição na COP 25

A exibição dos materiais produzidos pelos finalistas do desafio será na COP 25, conferência mundial mais importante sobre o combate às mudanças climáticas, que acontece de 2 a 13 de dezembro, em Madri, na Espanha.

A premiação será na América Latina, em local e a datas a serem confirmados.

Saiba mais sobre outras iniciativas do grupo em www.instagram.com/caausos, www.facebook.com/CAAUSOs ou pelo e-mail podcast@caaso.org.br.

De 2 a 11 de dezembro, a equipe estreará uma campanha nas redes sociais com o tema direito à cidade e mudanças climáticas e na qual será exibido o trabalho finalista.

Por Suzana Xavier da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus USP de São Carlos