Plataforma Turnitin identifica similaridade de textos
22 de novembro de 2019

plataforma turnitin

Com o OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional com mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos. De posse do relatório, o docente deve interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP.

O FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que os docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem. Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de trabalhos de conclusão de curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.

As bibliotecas são responsáveis pelo cadastro do usuário na plataforma que poderá submeter seu trabalho e gerar e interpretar o relatório de similaridade.

Para obter o seu acesso ao Turnitin, faça o cadastro clicando aqui.

informação

Eduardo Graziosi Silva

Elena Luzia Palloni Gonçalves

Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes