Evento "Universidades e escolas como laboratórios vivos de pesquisa" terá lançamento de livro
21 de novembro de 2019

Programação

18 horas – palestra “Living Labs: opportunities and challenges for research and teaching” será abordado pelo pesquisador Joop de Kraker, do Internacional Center for Intragrated Assessment and Sustainable Development (ICIS) na Universidade de Maastricht, localizada nos Países Baixos

19 horas – Mesa Redonda com os pesquisadores do ProfCiAmb – Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais da USP:MSc Wilson Antônio Lopes de Moura – “A construção de indicadores de desenvolvimento sustentável a partir da análise do entorno escolar”MSc Tabita Teixeira – “Material educomunicativo para o ensino de surdos: educação ambiental para as águas”Mestranda Adriana Aparecida Lazzarini – “Presente Verde”

20 horas – exposição de fotos, lançamento do livro “Presente Verde” seguida de noite de autógrafos

Coordenam a atividade os pesquisadores Tadeu Fabricio Malheiros, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e Maria Olímpia de Oliveira Rezende, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Presente Verde

O livro “Presente Verde”, escrito por Adriana Aparecida Lazzarini e por Maria Olímpia de Oliveira Rezende, traz um enfoque educacional sobre a experiência do IPTU Verde na cidade de São Carlos. “De forma simples, precisa e lúdica, por meio da Educação Ambiental e da Educação Fiscal, o livro analisa qualitativamente o impacto dos Incentivos Ambientais dispostos nos artigos 44 e 45 da Lei Municipal 13692/05, do Município de São Carlos, que estabelece o chamado IPTU”, informa Maria Olímpia.

livro

“O estudo apresentado no livro poderá auxiliar os gestores de escolas municipais, estaduais e particulares a disseminarem a Educação Ambiental e a Educação Fiscal, baseando-se no estudo da lei e do decreto, com o intuito de diminuir a pressão no meio ambiente, graças ao plantio de árvores e da manutenção de áreas permeáveis”, complementa.

Adriana Aparecida Lazzarini é mestranda junto ao ProfCiAmb-USP, sendo orientada pela cientista Maria Olímpia de Oliveira Rezende, docente do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, atuando junto ao ProfCiAmb.

O livro foi publicado pela editora Compacta Gráfica e Editora e estará disponível no formato e-book. Durante a noite de autógrafos, exemplares serão distribuídos aos presentes.

ProfCiAmb

O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais está estruturado a partir da associação em rede de Instituições de Ensino Superior brasileiras, agregando atualmente nove universidades e mais de 120 orientadores.

O objetivo é “possibilitar a formação continuada em nível de mestrado profissional de professores da educação básica e também de profissionais que atuem em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares, e aqueles envolvidos com divulgação e comunicação das ciências”, conforme consta no site do programa.

Inscrição para a palestra e mesa redonda: www.iqsc.usp.br/eventosEndereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 do Campus USPContato: (16) 3373-8036 (Eventos IQSC) ou 3373-9523 (ProfCiAmb)

Por Sandra Zambon da Assessoria de Comunicação do IQSC