Seminário: "Mitigação de Impactos Socioambientais e alternativas para geração de valor no Aterro Sanitário de São Carlos"
18 de novembro de 2019
Compartilhe:

 eesc seminario shs

Com organização da Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental da EESC e da UVS São Carlos Ambiental, o evento contará com a programação a seguir.

13h30 – 14h00 O gerente da São Carlos Ambiental, engenheiro Hanokh Yamagishi irá apresentar a São Carlos Ambiental/Grupo Solvi e a abordagem que tem sido aplicada na gestão dos resíduos sólidos em São Carlos, com foco nas operações do aterro sanitário e nas medidas de mitigação de impactos e de geração de valor implementadas e a implementar. Também serão exploradas oportunidades a serem consideradas, como geração de energia, tratamento de chorume, alternativas para redução de disposição de orgânicos e recicláveis.

14h00 – 14h15 O professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC, Marcelo Zaiat, falará sobre alternativas para geração de energia.

14h15 – 14h30 O engenheiro ambiental e ex-aluno da EESC, Tulio Queijo de Lima, falará sobre as relações entre o plano municipal de gerenciamento de resíduos e a mitigação de impactos/geração de valor no aterro sanitário.

14h30 ­– 14h45 O engenheiro ambiental e ex-aluno da EESC, Pedro Souza Ferrão, falará sobre as iniciativas para aprimoramento da coleta seletiva no modelo cooperativo.

14h45 – 15h00 O professor do SHS, Valdir Schalch, falará sobre as alternativas para tratamento do chorume/lixiviado.

15h30 – 16h00Intervalo para café

16h00 – 16h45 Plenária de discussão: oportunidades para mitigação e geração de valor no aterro sanitário.

16h45 – 17h00 Encerramento e lançamento do Projeto Legado/Desafio São Carlos Ambiental: alternativas para o encerramento do aterro sanitário

Não é necessária inscrição prévia para participar. O Anfiteatro da Engenharia Ambiental localiza-se na área 2 do campus da USP em São Carlos, situada na Avenida João Dagnone, nº 1100, no Jardim Santa Angelina.

informação

Professor Marcelo Montaño Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC Tel.: (16) 3373-9546 E-mail: minduim@sc.usp.br

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC


Veja também