EESC organizou a melhor Semana de Recepção aos Calouros de 2019
29 de outubro de 2019

Maria-V-L-Badra-Bentley Edson-Cezar-Wendland Edmund-Chada-Baracat Vahan-Agopyan Antonio-Carlos-Hernandes Foto-Marcos-Santos U0Y8807-1024x683

“Excepcionalmente neste ano, por causa da qualidade das programações de atividades, a comissão julgadora selecionou quatro unidades para serem agraciadas com o prêmio”, anunciou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat. Dessa forma, além da EESC, foram premiadas a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), em segundo lugar; o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em terceiro; e o Instituto de Geociências (IGc), em quarto lugar. As quatro unidades vencedoras receberam o Troféu Recepção Legal.

Também foram conferidas menções honrosas a todas as unidades que participaram da premiação, enviando os relatórios das atividades que foram desenvolvidas durante a Semana.

Prêmio

Além da placa de Semana de Recepção de Calouros 2019, a EESC também recebe um prêmio no valor de R$ 4 mil, para a aquisição de equipamentos de informática para o uso dos alunos de graduação, e passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção aos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

O diretor da EESC, Edson Cezar Wendland, falou da importância do prêmio e destacou “duas atividades que merecem ser compartilhadas. Uma delas é a Mostra de Oportunidades, organizada pelos alunos veteranos que apresentam as atividades extracurriculares, as possibilidades de desenvolvimento na carreira, de engajamento no curso e de aplicação do conteúdo ensinado. Outra iniciativa interessante é a inclusão das famílias na recepção, oferecendo uma oportunidade para os pais conhecerem melhor a infraestrutura da escola e também tirarem suas dúvidas”.

Concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação, o prêmio homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação para a Semana de Recepção aos Calouros, que marca o início do ano letivo na Universidade. Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 18 e 22 de fevereiro, com a campanha Chega Mais, que chama a atenção de calouros e veteranos para a questão da violência.

Semana de Recepção aos Calouros

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

“A USP é uma universidade de pesquisa, pós-graduação, atividades de cultura e extensão, mas é o ensino de graduação nossa atividade-fim mais conhecida e compreendida pela sociedade. Com a Semana de Recepção aos Calouros, a Universidade tornou a primeira semana de aula mais amigável e calorosa, criando um ambiente de convivência mais fraterno. Os ingressantes precisam sentir que pertencem à USP”, lembrou o reitor Vahan Agopyan.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes adiantou que, aproveitando a experiência de São Carlos, em que a primeira atividade de todos os alunos do campus é feita conjuntamente, a Reitoria também está desenvolvendo uma iniciativa para que o primeiro contato do aluno seja com a Universidade, antes do início das atividades da Semana de Recepção.

“Queremos agrupar os alunos no momento em que eles chegam. Os alunos prestam o vestibular tendo a USP como meta, os pais ficam felizes porque os filhos passaram na USP, não em uma unidade. Por isso, estamos trabalhando para que o primeiro contato do aluno ingressante seja com a Universidade, junto com os alunos de outros cursos, para que eles sintam que pertencem em primeiro lugar à USP”, explicou Hernandes.

“O prêmio maior é para a USP, que conseguiu criar na Universidade uma cultura de receber seus novos ingressantes de maneira fraterna”, afirma o reitor Vahan Agopyan

Fonte: Jornal da USP

Foto: Marcos Santos/USP Imagens