Equipe da EESC é a primeiríssima em competição internacional sobre mecânica das rochas
25 de outubro de 2019
Compartilhe:

eesc premio rockbowl

Da esquerda para direita, Gabriel Ferrara Bilesky, Tayra Müller Silva Lopes, João Gabriel Mercio Xavier Zacarin e o professor Tarcísio Barreto Celestino

A equipe formada por orientandos do professor do Departamento de Geotecnia da EESC, Tarcísio Barreto Celestino, representou a Escola nessa que foi a segunda edição internacional da competição, disputando o Rockbowl com outros 18 times que vieram de diversos países do mundo.

Na final contra o grupo da Queen’s University, do Canadá, a equipe "brilhou", como comentou o orientador. "Não tinha dúvidas da capacidade deles de ganhar a competição, porém, também não tinha convicção que isso aconteceria. Mas vencer com tamanha facilidade, isso me surpreendeu", admite o professor – o placar final foi de cem pontos para a equipe da EESC e 20 para a equipe canadense. "A equipe da Queen’s University contava com três competidoras altamente qualificadas. Uma delas defenderia sua tese de doutorado duas semanas após a competição. Também por isso foi uma honra muito grande ver meus alunos brilharem".

Dando ainda mais destaque à participação dos alunos da EESC, Gabriel recebeu o título de Melhor Jogador da competição internacional, dividindo o título com Lucas Dornelles, também aluno de Celestino, porém competindo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Para Celestino, "O processo de ensino tende a ser desigual no começo, uma vez que o aluno sempre sabe menos que o professor. Mas chega um momento em que os alunos vão além do professor. E foi o caso. Os três foram além daquilo que ensinei. O mérito é totalmente deles".

Clique aqui e veja a matéria completa divulgada pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

informação

Professor Tarcísio Barreto CelestinoDepartamento de Geotecnia da EESCTel.: (16) 3373-9508E-mail: tbcelest@usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC, com informações da ABMSFoto: Arquivo ISRM 2019


Veja também