SNCT: Hoje tem apresentação e debate do filme Amigo do Rei
24 de outubro de 2019

Híbrido de documentário e ficção, o filme tem como tema a maior tragédia ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG e suas consequências. Acompanhando de modo ficcional o cotidiano do deputado federal Rey Naldo, nos bastidores do Congresso Nacional, o filme mostra as relações íntimas existentes entre política e mineração; ao mesmo tempo documentário investigativo e ficção alegórica, ele revela um sujeito político empresarial diluído na sociedade brasileira desde o período colonial.

EESC Filme-O-Amigo-do-Rei

A apresentação tem a parceria da Superintendência de Gestão Ambiental da USP e chama os participantes para um debate com os Professores Victor Ranieri e Marcelo Montaño do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS).

Marcelo Montaño: Docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), coordenador do Núcleo de Estudos de Política Ambiental e orientador credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, e atualmente vice- Coordenador do curso de Engenharia Ambiental da EESC e Vice-presidente Administrativo da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI). Tem experiência de 2 décadas em projetos de pesquisa, ensino e aplicação de instrumentos de política e planejamento ambiental, com ênfase na Avaliação de Impacto Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica.

Victor Eduardo Lima Ranieri: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) , doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2004) e livre docência pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase na efetividade dos instrumentos de política ambiental voltados para a conservação da natureza, em especial aqueles aplicados às terras privadas.Local: Anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima (EESC)

Filme: Amigo do ReiData: 24/10Horário: 19h30Responsável: EESC e Centro CulturalAberto ao público em geral.