Esclarecimentos: Dia 22 – Dia Sem Automóvel no Campus
21 de outubro de 2019
Compartilhe:

Mas não se trata de nenhuma dessas duas questões. A proposta tem um caráter de mobilização e de início de um processo que leve à discussão de uma proposta sobre a Mobilidade no Campus, a ser decidida em um futuro, que esperamos seja próximo.

Os termos apresentados, “no dia 22 não será permitida a entrada de automóveis”, devem ser interpretados frente ao caráter da proposta acima apresentado, ou seja, não há nenhuma intenção de impor o “dia sem automóvel”, sem que haja o processo de discussão e deliberação acima citado. Não tendo um caráter impositivo, a não adesão, por quaisquer motivos, é de responsabilidade individual e nenhuma ação em contrário será efetuada. No dia 22 os acessos de automóveis funcionarão como de praxe.

Quanto aos questionamentos sobre se a ação não estaria ferindo o direito constitucional de ir e vir, ainda que tal questionamento não se aplique em função do acima exposto, a título de exercício vale informar que, mesmo se fosse elaborado um Plano de Mobilidade que proibisse a circulação de veículos automotores, excetuando-se casos específicos (serviços, transporte de pessoas com necessidades especiais, etc) e contemplasse apenas a circulação de pedestre e de bicicletas (por exemplo), o direito de ir e vir estaria contemplado. No Brasil, há campi universitários nos quais a circulação de veículos automotores não é permitida. Mas, isso é só um exemplo e não tem correspondência com o dia 22. Como dito, o que esperamos é que o Plano de Mobilidade elaborado há 5 anos atrás em gestões passadas do Conselho, venha a ser discutido (e atualizado) pela comunidade, que de forma consciente venha a opinar sobre as formas de Mobilidade no Campus.

Neste sentido, aproveitamos para além de convidar todos a aderirem ao Dia Sem Automóvel, que também participem da Mesa Redonda “A Rua é de Quem”, no mesmo dia 22 às 17 horas no Auditório Luiz Antonio Favaro no ICMC.

Prof. Dr. Miguel Antônio BuzzarPres. do Conselho Gestor do Campus de São Carlos

icone barra

• Veja também 

Dia Sem Automóvel no Campus

Vídeo sobre a iniciativa

Cartaz da mesa-redonda A Rua é de Quem