Palestra sobre o Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil
07 de outubro de 2019
Compartilhe:

eesc mapbiomas

A palestra será realizada pela pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e coordenadora científica do MapBiomas Brasil, Julia Shimbo, a convite do professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, Victor Eduardo Lima Ranieri.

O MapBiomas é uma rede colaborativa de ONGs, universidades e empresas de tecnologia com o propósito de contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo no Brasil e em outros países tropicais, tendo como base o desenvolvimento de uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo para gerar mapas anuais de cobertura e uso do solo; a criação de uma plataforma para facilitar a disseminação da metodologia para outros países; e o estabelecimento de uma rede colaborativa de especialistas nos biomas brasileiros para o mapeamento da cobertura do solo e da sua dinâmica de mudanças.

Os dados produzidos são utilizados por diversos órgãos públicos em tomada de decisões e políticas públicas, como também em várias pesquisas científicas, inclusive da EESC.

O evento é aberto aos interessados e não há necessidade de inscrição. O Anfiteatro de Convenções Jorge Caron localiza-se na área 1 do campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Prêmio MapBiomas, 2ª Edição

A palestra também abordará o lançamento da segunda edição do Prêmio MapBiomas, o qual tem o objetivo de estimular e ampliar aplicações sobre mudanças de uso da terra no território brasileiro.

Podem participar estudantes de graduação, de pós-graduação e pesquisadores de qualquer nível. Como premissa, os trabalhos devem utilizar das séries históricas de uso e cobertura da terra no Brasil disponibilizados na plataforma do MapBiomas.

Serão premiados quatro trabalhos, com incentivos que podem chegar a R$10 mil. Acesse neste site o Edital e saiba como concorrer.

  

informação

Professor Victor Eduardo Lima Ranieri Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC Tel.: (16) 3373-8611 E-mail: vranieri@sc.usp.br

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Adaptação de MapBiomas

 


Veja também