Curso internacional: Microfluídica aplicada a conversão de energia solar
13 de setembro de 2019

eesc curso microfluidica energia solar

Viabilizado por meio do Programa Print-CAPES, o curso será lecionado pela professora do Instituto Técnico Superior da Universidade de Lisboa, Ana Moita, a convite do professor do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da EESC, Gherhardt Ribatski, e contará com três horas de aula diárias – das 14 às 17 horas –, ministradas nas dependências do SEM.

Há 30 vagas disponíveis voltadas a alunos de pós-graduação de todas as unidades do Campus. Para fazer a matrícula, basta preencher o formulário na Secretaria do PPGEM, localizada no prédio administrativo do SEM, na área 1 do campus da USP em São Carlos.

Sobre o tema abordado

Nos últimos anos as microtecnologias têm sido fortemente investigadas, tanto do ponto de vista acadêmico como para aplicações de elevado interesse industrial. Esses estudos justificam-se pelo seu elevado potencial em termos de poupança energética e de recursos, bem como uma portabilidade que permite a sua vasta utilização em diversas geometrias e aplicações complexas. Porém existem ainda diversos obstáculos nos procedimentos de projeto e implementação desses sistemas que têm de ser ultrapassados, de forma a criar sistemas eficazes.

Durante o curso esses obstáculos serão mostrados e discutidos, introduzindo ferramentas para resolução dos problemas apresentados baseadas numa abordagem multiescalar e interdisciplinar. Será dada ênfase particular aos sistemas microfluídicos aplicados ao arrefecimento de sistemas de conversão de energia solar, dado o elevado potencial da exploração desse tipo de energia no contexto mundial e, em particular, no contexto brasileiro.

Os exemplos focados sugerirão como as diversas soluções microfluídicas podem ajudar a resolver alguns dos obstáculos que atualmente impedem o desenvolvimento da exploração da conversão da energia solar.

As abordagens apresentadas serão também relevantes no ponto de vista formativo, uma vez que abrem os horizontes aos alunos de pós-graduação, mostrando-lhes como a sua formação fundamental pode fornecer-lhes ferramentas de trabalho poderosas e muito úteis na exploração de tecnologias disruptivas.

informação

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC Tel.: (16) 3373-9401 E-mail: posgrem@sc.usp.brSite: www.ppg-sem.eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC