Biblioteca oferece práticas de meditação
27 de agosto de 2019

eesc praticas mediacao usp

O oferecimento faz parte do projeto Cultura do bem-estar: práticas para uma vida acadêmica saudável, criado pela Diretoria da EESC com o objetivo de diminuir os altos níveis de estresse vivenciados pela comunidade universitária.

A meditação é considerada uma técnica que contribui fortemente para a redução do estresse e melhoria da qualidade de vida e tem sido usada pelas melhores universidades do mundo. Estudos mostram que as técnicas de meditação são capazes de modificar as estruturas e as funções do cérebro e têm os efeitos positivos na cognição, na regulação emocional, na atenção, na eficiência cerebral e no relaxamento.

Segundo Patrícia Silva Leme, educadora do SVBIBL que coordena as atividades do projeto, "a prática é um momento para relaxar e ao mesmo tempo aprender a observar-se, a conhecer o funcionamento da mente e saber como lidar com as sensações e pensamentos no cotidiano".

Meditação também no IFSC e no CEFER – A intensa procura despertou o interesse de outra Unidade da USP, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), que desde outubro de 2018 passou a sediar uma turma às quartas-feiras, em sua biblioteca. De lá para cá, já participaram cerca de 150 pessoas.

Há ainda, os encontros que acontecem no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação da USP em São Carlos (CEFER) da PUSP-SC. Confira a seguir todos os horários disponíveis.

Agenda das práticas

Segundas-feiras