Gestão da mudança é tema de disciplina que reúne graduação e pós-graduação
25 de junho de 2019

eesc maos time

Disciplina reúne alunos de graduação e pós-graduação, além de empresas parceiras.

Entre os dias 2 de agosto e 6 de dezembro, nas tardes de sexta-feira, o professor do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da EESC, Mateus Cecílio Gerolamo, oferecerá a 5ª turma integrada da disciplina Gestão da Mudança. A última edição ocorreu nas férias de janeiro de 2019 e reuniu 24 alunos, inclusive de outras universidades.

A disciplina utiliza o método Team Based Learning (TBL), que conta com leitura antecipada de artigos previamente selecionados, discussão em grupos em sala de aula e discussão sobre a temática durante a aula. Leitura fluente em inglês é pré-requisito fundamental para participação efetiva no curso.

Fator de destaque das atividades, muito apreciado pelos estudantes, é a integração e parceria com empresas que trazem conhecimento adicional, experiências e desafios em forma de 'cases' para estimular a aplicação do conhecimento. Mais uma vez a parceria está firmada com a empresa Braile Biomédica, que traz seu contexto de negócio para aplicação dos conceitos, e a empresa de consultoria Ernst & Young (EY), que apoia os estudantes para a resolução dos casos.

Os projetos das equipes são baseados nos desafios de transformação digital e Indústria 4.0 para empresas do setor de saúde, especificamente fabricantes de dispositivos médicos. Para o processo de solução do caso, cada equipe conta com o apoio direto de um profissional da Braile e outro da EY. Isso acontece no formato de tutorias on-line no período entre a apresentação do desafio e a entrega final das equipes, o que aumenta significativamente a qualidade e aderência das soluções finais propostas pelos estudantes.

Para o professor da disciplina, a proposta visa atender o objetivo que é o foco na aprendizagem ativa. "Minha experiência mostra que os participantes assumem a responsabilidade pelo próprio aprendizado e saem do curso mais preparados para buscarem conhecimentos sempre que necessário. A presença de empresas parceiras também é fundamental, pois ao proporem 'cases' e participarem da avaliação final, acabam por tornar o professor não mais avaliador final do curso, e sim parceiro dos alunos no processo de construção do conhecimento ", afirmou Gerolamo.

eesc face alunos conversa

"Avaliação externa é fundamental para aumentar o grau de colaboração e confiança entre alunos e professores", afirmou Gerolamo.

Inscrições

Estão disponíveis 20 vagas para alunos de graduação. As inscrições ocorrerão durante a segunda interação de matrícula, de 27 de junho a 4 de julho, ou via requerimento on-line, entre os dias 18 e 22 de julho, pelo Sistema Júpiter Web. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui.

Para pós-graduação são 15 vagas, da quais 10 são para alunos regulares da USP e cinco para alunos especiais. Alunos da USP devem se inscrever pelo Sistema Janus até o dia 7 de julho, e informações extras podem ser obtidas neste link.

Já para alunos especiais, o prazo é o dia 1º de julho, e as inscrições devem ser realizadas via formulário online. Apenas nesses casos será cobrada uma taxa de R$200,00 para inscrição no processo de seleção para a disciplina.

Interessados no tema podem também solicitar acesso ao grupo do Facebook Gestão da Mudança / Change Management - EESC-USP.

informação

Secretaria do Departamento de Engenharia de Produção da EESC Tel.: (16) 3373-8126 E-mail: posgraduacao.producao@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC