Prefeitura e Unidades do Campus oferecem apoio psicológico à comunidade universitária
30 de abril de 2019

eesc depressao

A equipe é composta pelas assistentes sociais do campus e por estagiários de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que são supervisionados pela professora Tais Bleicher, psicóloga e docente do Departamento de Psicologia da UFSCar. Tais atua na área de saúde coletiva, com pesquisa sobre saúde mental na universidade e, nesta parceria, pode colaborar na reflexão sobre a construção de um modelo eficiente para prevenção de problemas relacionados à área.

Uma parceria como essa já vem sendo desenvolvida pelo Grupo de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), desde 2018, e, com o êxito desta iniciativa, buscou-se pensar numa proposta para atender a todo o campus.

Neste serviço, é oferecido o acolhimento individual por demanda espontânea daqueles que se sentirem em situações de sofrimento psíquico ou tiverem sido encaminhados para atendimento, bem como a oferta de grupos com temáticas de interesse comum, em especial envolvendo o contexto da vivência universitária.

Pretende-se ainda realizar um levantamento com dados que permitam um estudo mais ampliado sobre as condições de saúde mental na Universidade, que poderão subsidiar outros trabalhos.

Este serviço está sendo implementado como fruto de parceria entre PUSP-SC, ICMC, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU). Há também ações específicas direcionadas a demandas de cada Unidade. O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) já conta com uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar e com a atuação da psicóloga Bárbara Kolstok Monteiro.

Atendimento

No Serviço Social do campus, o acolhimento acontece com escutas individuais e sem a necessidade de agendamento prévio. A oferta de grupos será feita em breve de acordo com os interesses e demandas apresentadas.

O atendimento é feito em dias e horários diferenciados, o que permite atender a um maior número de interessados:

– segundas-feiras: das 12 às 17 horas;

– terças-feiras: das 8 às 10 horas e das 12 às 17 horas

– quartas-feiras: das 9 às 14 horas

– quintas-feiras: das 8 às 17 horas

– sextas-feiras: das 8 às 17 horas

As pessoas com interesse em conhecer este serviço podem comparecer ao Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil (prédio próximo ao Restaurante Universitário, na Área 1 do Campus).

Para mais informações, envie um e-mail para: psisocial.sc@usp.br

Por Assessoria de Comunicação da PUSP-SC

Com informações do Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil da PUSP-SC e Unidades do Campus

Foto: Marcos Santos/USP Imagens