"SancaThon" desafia participantes a criarem soluções para modernizar a agricultura
19 de março de 2019

eesc sancathon

A SancaThon é uma grande Hardware Hackathon que busca estimular o trabalho em grupo propondo atividades instigantes. Aberta a todos os interessados, a iniciativa conta com 100 vagas disponíveis, sendo 40 para desenvolvedores, 20 para designers, 20 para pessoas do ramo de negócios e outras 20 livres para qualquer uma das modalidades citadas anteriormente. Os participantes, que devem ser maiores de 18 anos, poderão competir em grupos de até cinco pessoas, desde que a equipe possua pelo menos dois desenvolvedores e um membro com cada habilidade exigida. As inscrições poderão ser realizadas individualmente ou em grupo e os selecionados serão notificados, via e-mail, até o dia 29 de março.

Ao final da competição, as equipes deverão fazer um pitch de três minutos para demonstrar o funcionamento do protótipo à banca avaliadora. Entre os critérios adotados para análise dos jurados estão: a dificuldade técnica do projeto; a funcionalidade do protótipo; o fator de impacto da solução proposta; sua viabilidade técnica e econômica; se o grupo definiu os próximos passos do trabalho, entre outros. Confira no site do evento o regulamento completo.

Para elaborar os projetos, os participantes terão acesso a diferentes tipos de placas de desenvolvimento, sensores e recursos, os quais irão auxiliá-los na realização de testes e na criação de provas de conceito. Os desafiados contarão ainda com a orientação de mentores das diversas áreas da engenharia, negócios e programação, que poderão ajudar a sanar dúvidas a fim de acelerar o desenvolvimento da tecnologia proposta e do modelo de negócio.

Entre os prêmios oferecidos pela competição, está a oportunidade de os vencedores apresentarem seu protótipo no “Business Day”, do Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (SIAGRO 2019), que ocorrerá entre os dias 26 e 28 de novembro, na Embrapa Instrumentação, em São Carlos. A ideia do evento é demonstrar tecnologias inéditas para representantes dos setores público e privado, além de investidores (venture capitals) e profissionais de comunicação.

A SancaThon ocorrerá na Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que fica na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, no Parque Arnold Schimidt. Fique atento à página oficial da maratona no Facebook, pois, em breve, a programação completa estará disponível, bem como as outras premiações.

A SancaThon é realizada em conjunto pela EESC, Espaço EngComp (parceria entre a EESC e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC), Núcleo de Empreendedorismo da USP São Carlos (NEU-SC) e pelas Semanas da Engenharia de Computação (SEnC), da Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL) e da Engenharia Mecatrônica (Sematron). A iniciativa conta ainda com o apoio da Embrapa, Toradex, Cargill, AgTechGarage, ABStartups, Alura, Oracle e Delivery Much.

informaçãoDepartamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESCTelefone: (16) 3373-8276E-mail: eescin@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação do SEL