EDITAL: Outros

Edital de seleção para capacitação didática de pós-doutorandos em atividades dos cursos de graduação

09/03/2021

A Comissão de Pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos comunica a abertura do processo de seleção de vagas voluntárias para a capacitação didática em atividades dos cursos de graduação para pós-doutorandos vinculados à Universidade.

As inscrições ocorrerão de 9 de março a 3 de abril de 2021, para atuação no primeiro semestre letivo de 2021.

Finalidade: - A capacitação didática em atividades dos cursos de graduação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias para o ensino em nível superior dos pós-doutorandos vinculados à Universidade de São Paulo.

Os pós-doutorandos selecionados poderão atuar em: aulas práticas, seminários e aulas de exercícios; orientação de grupos de estudos; aplicação de provas, exames e trabalhos; supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso; atividades de campo e viagens didáticas. 

Inscrição: A seleção e a coordenação do programa ficarão a cargo da Comissão de Pesquisa. Os documentos necessários  são:
I. dados da disciplina (nome, sigla, carga horária, período e horário de fornecimento);
II. plano de atividades a ser desenvolvido pelo pós-doutorando junto à disciplina;
III. número de horas semanais que serão dedicadas pelo pós-doutorando, e data de início e término de sua participação;
IV. anuência do supervisor para a realização das atividades propostas;
V. anuência da agência ou órgão financiador da bolsa do pós-doutorando, ou de seu empregador, quando aplicável. 

O docente responsável pela disciplina deverá submeter proposta elaborada em conjunto com pós-doutorando.

O pós-doutorando deve estar ativo no sistema Atena, e o prazo constante no sistema deve ser maior que o período previsto para participação na disciplina.

A Comissão de Pesquisa analisará as propostas e selecionará os candidatos conforme os seguintes critérios:
I. Coerência acadêmico-didática da proposta conjunta;
II. Atividades compatíveis com o cronograma da disciplina e da carga horária proposta no plano;

Regras Gerais:
O número de horas dedicadas às atividades dos pós-doutorandos nos cursos de graduação não poderá exceder a 8 (oito) horas semanais, devendo ser observadas, também, as regras pertinentes da entidade financiadora da bolsa do pós-doutorando, quando for o caso.

É vedada aos pós-doutorandos a ministração de aulas teóricas, mesmo que sob supervisão do professor responsável e independentemente da carga horária da disciplina.

A atuação do pós-doutorando em aulas práticas, ou quaisquer outras atividades descritas no item 1.1, devem ser supervisionadas pelo professor responsável.

Caberá à Comissão de Graduação, informada da frequência pelo docente, atestar a participação de todos os pós-doutorando no programa de capacitação didática em atividades nos cursos de graduação. 

Para fazer jus ao atestado de participação, o pós-doutorando deverá ter sido aprovado no processo de seleção, inclusive para a orientação de trabalhos de conclusão de curso.

No caso de desistência do pós-doutorando no período, o docente responsável deverá assumir as atividades descritas no plano de atividades.

São Carlos, 9 de março de 2021.

Prof. Dr. Antônio Nélson Rodrigues da Silva
Presidente da Comissão de Pesquisa - EESC