VII Conference on Entrepreneurship Education

13/05/2021

Estão abertas as inscrições para participação e apresentação de trabalhos no VII Conference on Entrepreneurship Education (CEE2021), que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro de 2021.

O evento é resultado de uma parceira entre o LIETEC (UFSCar) e o PPGIBioengenharia (EESC/IQSC/FMRP/USP), com colaboração efetiva de representantes da Asociación de Universidades Grupo Montevideo - AUGM.

O evento tem natureza acadêmico-científica, mas com foco na inovação e no desenvolvimento de caminhos e soluções que auxiliem a disseminação de experiências e práticas sobre Educação para o Empreendedorismo.

Objetivos:
Disseminação de experiências e práticas no Ensino do Empreendedorismo proporcionando uma visão ampla sobre a Educação Empreendedora abrangendo as Perspectivas Pedagógicas, as Perspectivas Institucionais, a Perspectiva Regional, a Perspectiva Tecnológica e Social.

Missão:
Integração, discussões propositivas, ideias resolutivas e ações transformadoras.

Breve histórico
Essa conferência foi organizada em 2015 e 2016 em Coimbra/Portugal pelo Instituto Pedro Nunes e esteve limitada à comunidade Portuguesa . Em 2017 o evento foi realizado na Universidade de Aveiro, em Aveiro/Portugal e tornou-se internacional recebendo trabalhos científicos em Inglês, Espanhol e Português . Em 2018 e 2019 o evento foi realizado pelo INESC TEC na cidade do Porto/Portugal . Em 2020 o evento foi sediado pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Em 2021 o evento será organizado de forma remota pelo Professor Dr. José Marques Novo Júnior, coordenador do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (LIETEC), UFSCar.

Público-alvo:

Professores do ensino fundamental, médio e superior; profissionais liberais, gestores públicos, estudantes do ensino médio e superior, pesquisadores, órgãos públicos e privados, organizações sociais.

Submissão de trabalhos:
Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas, estudos de caso ou trabalhos de campo sobre educação para o empreendedorismo, sendo muito importante que reflitam os resultados e objetivos obtidos e o seu impacto real. Queremos abordar o empreendedorismo e a educação para o empreendedorismo de uma forma abrangente, não especificamente restrita às start-ups, mas também ao desenvolvimento de projetos de alto impacto, tanto no setor público como privado, desde a sua concepção até a implementação e avaliação.

Chamada de trabalhos em português, espanhol e inglês, que abordem tópicos relevantes dentro das seguintes temáticas:

Perspectivas Pedagógicas:
- Teorias pedagógicas na educação para o empreendedorismo Métodos e metodologias de ensino do empreendedorismo;
- Casos e práticas no ensino e aprendizagem do empreendedorismo;
- Experiências fora da sala de aula (por exemplo, estágios, mobilidade);
- Aprendizagem baseada em competências e avaliação de habilidades;
- Aprendizagem baseada em projetos e avaliação de habilidades;
- Experiências de aprendizagem de serviço na aprendizagem do empreendedorismo;
- Promover e avaliar o envolvimento do aluno;
Materiais e ferramentas inovadores para o ensino do empreendedorismo;
- Educação para o empreendedorismo para estudantes não empresariais;
- Desenvolvimento de ferramentas e competências para o front-end da inovação.

Perspectivas Institucionais:
- Instituições de educação empreendedora, o modelo de educação para o empreendedorismo no nível institucional;
- Desenvolvimento e sustentação de instituições de ensino superior empreendedor, estratégias e abordagens.

Perspectivas Regionais:
- O ensino do empreendedorismo no contexto do sistema regional de inovação;
- Questões, contradições, desafios e perspectivas para o futuro;
- Ecossistemas regionais e uma mentalidade empreendedora;
- Políticas públicas na promoção da educação para o empreendedorismo;
- A perspectiva regional do Empreendedorismo Social (por exemplo: experiências de aprendizagem em serviços).

Perspectivas de Aplicação:
- Abordagens de coaching para educação em empreendedorismo;
- Empreendedorismo para educadores (ensino básico);
- Educação para o empreendedorismo feminino;
- Educação em empreendedorismo cooperativo;
- Educação de empreendedorismo sênior.

Perspectivas Tecnológicas:
- Tecnologias emergentes no ensino e aprendizagem do empreendedorismo (por exemplo, cursos online abertos massivos, recursos educacionais abertos, gamificação, jogos sérios);
- Materiais e ferramentas inovadores para o ensino do empreendedorismo.

Perspectivas Sociais:
- Uso de tecnologias e processos de ensino-aprendizagem que sejam diretamente aplicáveis na sociedade, garantindo autonomia e solução de problemas.

Há um número limitado de inscrições gratuitas.

Mais informação:
aguiarar@sc.usp.br