COMUNICADOS

Tipos de personalidade e estilos de aprendizagem: conheça-se melhor e aproveite seu potencial

12/07/2022

Caríssimos alunos, bom dia!
Tudo bem?

Eu sou o professor Luis Carlos Passarini, docente do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC e atuo na área Engenharia Automotiva. Estou orientando dois bolsistas num Projeto PUB cujo objetivo é fazer um levantamento dos perfis dos estilos de aprendizagem e psicológico dos alunos de graduação da EESC. Esse conhecimento poderá ser aplicado no futuro para aprimorar o ensino e da aprendizagem das nossas disciplinas.

Talvez você ainda não saiba, por isso é oportuno dizer que cada pessoa possui as suas próprias particularidades e habilidades. Nós somos diferentes e únicos! É muito motivador quando aproveitamos melhor as nossas e compreendemos e respeitamos as dos outros! Saber trabalhar em equipe e buscar novos conhecimentos profissionais é o que traz sucesso na minha área de atuação. Por isso, é fundamental saber como é o seu processo de aprendizagem. Compreender como você aprende melhor poderá ajudá-lo muito no seu desenvolvimento profissional.

Sendo assim, venho pedir vossa colaboração neste nosso Projeto preenchendo nossos instrumentos de pesquisa. Tratam-se de dois questionários fechados. Após respondê-los você receberá um e-mail com os seus resultados.

Classificador de Modos Cognitivos
O primeiro questionário tem por finalidade levantar seu perfil psicológico e contém 21 perguntas de múltipla escolha. Em média, esse leva menos de cinco minutos para responder! Em retorno você receberá no seu e-mail uma breve descrição sobre o seu Tipo Psicológico (TP) e sobre suas habilidades cognitivas naturais que poderá ajudá-lo a se conhecer melhor. Para participar, este é o link para o questionário dos TPs: https://forms.gle/3b7myLdPixWrkMuq8

Classificador de Estilos de Aprendizagem
O objetivo do segundo questionário é revelar seu estilo de aprendizagem e contém 44 perguntas de múltipla escolha. Respondê-lo dura mais ou menos cinco minutos! Em resposta você receberá no seu e-mail uma breve descrição sobre o seu estilo de aprendizagem que poderá ajudá-lo a estudar e aprender melhor. Para participar, este é o link para o questionário: https://forms.gle/RbYFBrQKa9fiEbd99

Considerações Finais

Finalizando, quero apenas chamar sua atenção para estas observações:

Nenhum dado pessoal seu ou de qualquer outro aluno será usado nessa Pesquisa. Talvez você não se identifique com toda a descrição do seu TP. Isso pode acontecer porque cada elemento do tipo psicológico contém facetas que podem se mesclar ou que o elemento ainda está se definindo e alguns ou vários aspectos da sua personalidade ainda não estão consolidados. Não se preocupe, isso faz parte do desenvolvimento pessoal. Contudo, saber da existência e conhecer um pouco dos TP já será um grande passo para sua reflexão e autoconhecimento! Depois, se você quiser, poderá se aprofundar mais nesse assunto. A palavra-chave é: "Tipologia de (Carl) Jung". O estilo de aprendizagem também tem a sua dinâmica mas acredito que é mais fácil se identificar com ele. Para se aprofundar mais, procure por "ILS". Se você quiser nos ajudar a melhorar nossos instrumentos de pesquisa, fique à vontade para contar sucintamente no endereço de e-mail mbti@eesc.usp.br o quão certeira foi a descrição do seu TP e seus modos cognitivos e do seu estilo de aprendizagem.

Como sugestão, você pode usar esta escala: concordo com quase tudo da descrição;
- concordo com a maior parte da descrição;
- não sei;
- não concordo com a maior parte da descrição;
- discordo com quase tudo da descrição.

Para dúvidas e sugestões escreva para: mbti@eesc.usp.br. Peço paciência se demorarmos um pouco para responder, pois estamos prevendo que a nossa caixa de mensagens ficará bem cheia.

Desde já, meus orientados e eu somos muito gratos com vossa colaboração!

Atenciosamente,

Prof. Dr. Luis Carlos Passarini