COMUNICADOS

Práticas em Processos de Fabricação: Alunos apresentam projetos da disciplina

28/06/2016

 

Uma turma com 40 alunos do segundo ano do curso de Engenharia de Produção da EESC foi submetida a aulas práticas para vivência e experimentação dos principais processos de fabricação utilizados nas indústrias metal-mecânica. Os estudantes foram divididos em grupos de cinco integrantes cada e desempenharam funções estratégicas – como coordenador, processista do plano de operações, entre outros – a fim de produzirem peças que no final foram unidas para formação de um conjunto mecânico: um caminhão betoneira. Para tanto, os grupos tiveram que determinar quais processos seriam aplicados na produção das peças indicadas, definindo quais parâmetros, ajustes e tolerâncias dimensionais seriam utilizados.

 

A metodologia aplicada em sala de aula foi o Project Based Learning (PBL), a qual tem se tornado cada vez mais relevante na EESC por permitir uma nova interação do aluno com a aprendizagem, uma vez que os estudantes envolvem-se em desafios para resolverem um problema ou desenvolverem um projeto que tenha uma interface com a vida fora da sala de aula. No processo, eles lidam com questões interdisciplinares, tomam decisões e agem sozinhos e em equipe. Por meio dos projetos são analisadas também suas habilidades de pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para realizar uma tarefa. A avaliação é feita de acordo com o desempenho durante a realização e na entrega dos projetos.

 

Todos os interessados são convidados para assistirem às apresentações. O Auditório Mori Seiki localiza-se no Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do SEP, localizado no campus 1 da USP em São Carlos.

 

[+] informação

Departamento de Engenharia de Produção (SEP) Tel.: (16) 3373-9214 E-mail: departamento.producao@eesc.usp.br