Núcleo de Empreendedorismo da USP promove a StartNEU

07/03/2022

Estão abertas, até o dia 18 deste mês, as inscrições para a StartNEU, um programa gratuito de aceleração do Núcleo de Empreendedorismo da USP.

Confira abaixo as principais informações.

1) Para me inscrever preciso ter uma ideia?

Estamos focados em encontrar bons empreendedores, independente do estágio da sua startup. Você e sua equipe podem se inscrever sem nenhuma ideia definida, caso você seja selecionado, deverá iniciar uma ideia de Startup durante a realização do programa, contando com a orientação dos mentores do programa sobre modelos de negócio promissores.

2) Quanto tempo dura o processo de aceleração? Todas as equipes aprovadas recebem o aporte de R$ 20 mil?
Serão selecionadas até 30 equipes para o início do programa. O programa é dividido em 2 etapas: pré-money e pós-money. Na primeira etapa (pré-money), as equipes aprovadas para o Batch #4 serão acompanhadas durante 3 meses e dessas serão selecionadas 10 equipes para receber o aporte. Na segunda etapa (pós-money), as 10 equipes selecionadas continuarão recebendo o suporte e acompanhamento do programa até 2023.

3) Vou ter que dar equity da minha empresa?
Não. O programa é equity-free, inclusive os aportes financeiros de R$ 20 mil. Nada impede, contudo, que ao final do programa, os empreendedores saiam com boas ofertas de investimento de investidores anjos/fundos de VC da Rede NEU.

4) Para me inscrever, quais são os requisitos?
Você e sua equipe precisam cumprir os dois requisitos:  Todos os inscritos devem ter formação ou vínculo comprovado em alguma instituição de ensino superior brasileira na capacidade de discente (aluno) e, caso sejam selecionados, devem ser capazes de fornecer essa documentação à organização. Ficam definidos como documentos comprobatórios: comprovante de matrícula, histórico escolar, declaração reconhecida pela instituição, diploma ou certificado de conclusão. Ou seja, os integrantes das equipes precisam ser graduandos ou graduados.

Além disso, cada equipe inscrita necessita ter pelo menos um integrante capaz de elaborar e executar a parte técnica da solução da equipe.

5) Qual o papel do NEU durante a aceleração e nos acompanhamentos das equipes?
Os membros NEU não dão mentoria. O NEU é responsável pelo programa e serve como ponte para os mentores/investidores anjo/fundos de VC da Rede NEU. Os membros NEU são responsáveis pelos acompanhamentos semanais onde cobram entregas, servindo como um Accountability Partner para os empreendedores.