COMUNICADOS

Mensagem da Comissão de Graduação sobre as medidas de contenção ao coronavírus

18/03/2020

A PRG, em comunicado, abriu a possibilidade para a adoção de atividades virtuais. Uma vez que não se sabe quanto tempo o problema vai durar, a CG recomenda fortemente esse tipo de atividade para minimizar o impacto de recuperações futuras.

Orientações aos docentes – Antes de mais nada, ressalta-se que o docente deve informar aos coordenadores dos respectivos cursos no caso de adoção das práticas virtuais, indicando qual tipo de atividade pretende utilizar de forma a manter a respectiva Comissão Coordenadora do Curso (CoC) e CG informadas. Essa informação será encaminhada à PRG em atendimento à sua solicitação.

Um bom início e é utilizar os recursos disponíveis no e-disciplinas, que é a principal ferramenta de apoio dentre os sistemas USP. Consulte esta página para obter recomendações sobre como produzir uma aula on-line, utilizando recursos de webconferência integrados com a plataforma e-disciplinas.

Toda disciplina cadastrada nos Sistemas Janus ou Júpiter aparece na plataforma e-disciplinas e, automaticamente, com um click pode-se criar o ambiente dela, transferindo as inscrições dos alunos. A ajuda para o e-disciplinas pode ser obtida com os servidores da Seção Técnica de Informática.

A CG e o Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE) da EESC estão à disposição para apoiar os professores no uso dessas tecnologias. O docente pode marcar um horário para ser atendido no CETEPE pelo telefone (16) 3373-9256 ou e-mail cetepe@eesc.usp.br, quando receberá orientações específicas conforme sua necessidade.

Outras possibilidades são:

1. Gravar a apresentação no PowerPoint (permite comentar a aula na tela) e publicá-la em um ambiente virtual como o e-disciplinas; 2. Utilizar a ferramenta de Forum ou Sala de Aula Virtual como a do e-disciplina ou outras, por exemplo, app.slack.com; 3. Os professores que fazem uso de software e precisam realizar demonstrações na tela do computador podem experimentar a ferramenta ScreencastifyFree: transmissão ao vivo via YouTube usando o seu próprio canal, com o e-mail oficial da usp: @usp.br;

4. Criação de salas via plataformas como o Zoom e Google Meet, possibilitando o compartilhamento telas e a participação de convidados; e 5. Webconferência utilizando o Google Meet.

Além dessas orientações, consulte também o tutorial Como elaborar Atividades Didáticas de Graduação On-line, recém publicado pela PRG.

informação

Comissão de Graduação da EESC Tel.: (16) 3373-9244 E-mail: cg@eesc.usp.br

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC