COMUNICADOS

"Desenvolvimento Humano: Um Conceito Multidimensional Mensurável"

14/04/2016

 eesc seminário academico producao 19 04

​A apresentação será feita pelo professor da Faculdade de Engenharia do campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Enzo B. Mariano​, e ocorrerá no Auditório Mori Seiki, do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da EESC.

 

​O evento será aberto a qualquer interessado, sem a necessidade de inscrição prévia. O NUMA está localizado no campus 1 da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

 

Resumo

Até a década 1970, o desenvolvimento dos países era medido apenas a partir da evolução do PIB per capita. Esse modo de se medir o desenvolvimento, porém, não refletia de maneira plena a evolução das condições de vida humana. A abordagem do desenvolvimento humano que surgiu a partir da perspectiva do “desenvolvimento como liberdade”, criada pelo economista indiano Amartya Sen, foi uma tentativa de recolocar o ser humano no centro do discurso e das ações relacionadas às políticas econômicas e sociais, de modo que a preocupação central deixou de ser o quanto se está produzindo e passou a ser o como isso está afetando a qualidade de vida das pessoas. Considerando o quanto a noção de desenvolvimento humano é nova e o quanto esse processo é difícil de ser analisado, visto que é multidimensional, o conceito de eficiência e as ferramentas criadas para mensurá-la - tais como a técnica de pesquisa operacional Análise Envoltória de Dados (DEA, sigla em inglês) - forneceram uma importante contribuição para que esse processo possa ser mais bem entendido e estudado.

 

informação

Jéssyca Aparecida Duarte de Francisco Secretária do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Tel.: (16) 3373-8126 Email: jessyca@sc.usp.br