COMUNICADOS

CNPq: Comunicado da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e abaixo-assinado

19/08/2019

Comunicado da Pró-Reitoria de Pós-Graduação à Comunidade Uspiana sobre a situação do CNPq:

 

"Há anos o CNPq vem perdendo seu protagonismo no cenário da pesquisa nacional por redução contínua do seu orçamento. A irregularidade no financiamento de importantes editais, como os INCTs, Universal, entre outros, tem afetado de maneira drástica a ciência, a tecnologia e a inovação no país. Nos últimos anos, o que se observa é o pagamento parcial de projetos, suspensão de editais ou a aprovação de projetos “no mérito”, mas sem a liberação de recursos. Desde o início do ano tem sido sinalizado pela agência que seu orçamento não seria suficiente para o pagamento de seus compromissos até o final do ano, e infelizmente, existe a possibilidade que isto se torne realidade a partir do mês de setembro. Durante este período as iniciativas de recuperação do orçamento foram incapazes de contornar este cenário catastrófico iminente, com consequências dramáticas sobre a ciência e tecnologia do país. Os primeiros reflexos negativos desse cenário já começam a ser notados com a suspensão da indicação de novos bolsistas em 15 de agosto corrente.

 

É imperativo e urgente que o CNPq tenha seu orçamento suplementado para realizar os pagamentos de seus bolsistas e projetos até o final do ano. É inadmissível que milhares de jovens pesquisadores sejam penalizados pela interrupção do financiamento das inúmeras modalidades de bolsas em andamento. TODOS os esforços devem ser dirigidos para que essa situação se resolva rapidamente, garantindo a estabilidade do sistema de financiamento à pesquisa no país. O CNPq tem uma importância estratégica no desenvolvimento econômico e social do país, portanto, é imprescindível que tenha condições de reassumir seu protagonismo no financiamento de projetos de pesquisa. Esta ação deve ser acompanhada de maior sinergismo e complementaridade com o financiamento de ações voltadas para a formação de recursos humanos de outras Agências Federais e Estaduais.

 

O momento é de apoio ao CNPq, na busca de soluções emergenciais e estruturantes, para não comprometermos o desenvolvimento futuro do Brasil.

 

Atenciosamente,

Carlos G. Carlotti Jr. Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP 

Marcio de Castro Silva FilhoPró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação"

 


 

Abaixo-assinado:

 

A Diretoria da EESC convida todos a participarem do abaixo-assinado Parlamentares do Congresso Nacional: SOMOS TODOS CNPq!, disponível clicando aqui.

 

informação

Diretoria da EESC Tel.: (16) 3373-9200 E-mail: diretoria@eesc.usp.br