COMUNICADOS

Chamadas FAPESP para Equipamentos Multiusuários

22/08/2022

Com o intuito de prover aos pesquisadores ambientes dotados de infraestrutura moderna e de alta capacidade tecnológica, a FAPESP abriu novas Chamadas de Propostas para Equipamentos Multiusuários (EMUs). 

Um dos editais é voltado à aquisição de EMUs para Uso Científico e destinará até R$ 260 milhões para os projetos selecionados. O segundo edital, para o qual foram reservados R$ 140 milhões, é voltado a EMUs para Uso Tecnológico e em Inovação. 

A iniciativa busca ampliar a capacidade do parque instrumental paulista, com ênfase em técnicas e equipamentos ainda não disponíveis nas instituições estaduais. Serão priorizados equipamentos de grande porte e alcance, com custo inacessível por meio das demais modalidades de fomento.

As Chamadas apoiam a aquisição de Equipamentos para Pesquisa de valor elevado que não podem, ordinariamente, ser adquiridos em Auxílios das modalidades regulares concedidas pela FAPESP, como Auxílio à Pesquisa Regular, Temático, Jovem Pesquisador, Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE), Centro de Pesquisa Avançada (CPA), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e outros.

Confira mais detalhe de cada Chamada:

• Equipamentos Multiusuários para Uso Tecnológico e em Inovação 
• Equipamentos Multiusuários para Uso Científico