Chamada aos pesquisadores para a EESC Quantum Initiative

11/02/2021

A EESC, por meio do EESCin, CETEPE e CPq, convida todos os pesquisadores e Grupos de Pesquisa da Escola para se juntarem ao nosso esforço de criação da EESC Quantum Initiative.

Grupos e/ou pesquisadores que não trabalham diretamente com pesquisas quânticas são bem-vindos, pois podem contribuir na solução de diversos problemas técnico/científicos em torno de um experimento quântico e, principalmente, propor novas aplicações de tecnologias quânticas em robótica, metrologia, geolocalização, direção autônoma, sensoriamento, codificação, comunicações, controle, novos materiais, manufatura aditiva, fluídica, transportes, entre outras, bem como em sistemas elétricos, mecânicos e térmicos.

A comunidade científica do Estado de São Paulo está se unindo em torno da criação da FAPESP Quantum Initiative (white paper e workshop podem ser visualizados neste link), que visa desenvolver vários aspectos da ciência voltada à informação quântica. Esta iniciativa está apoiada nos seguintes pilares:

• Promover colaborações entre o setor privado e a academia no desenvolvimento de tecnologias de curto prazo;
  • Criar um ambiente favorável para atrair para jovens pesquisadores e empreendedores talentosos para o Estado de São Paulo;
  • Formar recursos humanos altamente qualificados para o desenvolvimento da ciência e tecnologia para informações quânticas;
  • Melhorar a visibilidade internacional e competitividade das pesquisas realizadas no Estado;
  • Aumentar a consciência pública quanto à ciência quântica de forma a promover pesquisas e inovações responsáveis.

Assim, é importante a Escola poder unir seus pesquisadores em torno deste assunto, via EESC Quantum Initiative, para promover uma maior interação entre os diversos Grupos de Pesquisa e unidades do Campus de São Carlos. O EESC Quantum Initiative será uma ponte importante para o FAPESP Quantum Initiative.

Para isso, os interessados devem responder ao e-mail EESCQuantum@eesc.usp.br, confirmando seu interesse em participar desta iniciativa, até o próximo dia 26 de fevereiro.

O objetivo é criar uma base de dados dos Grupos e pesquisadores da EESC interessados neste assunto para auxiliar a criação de um workshop onde serão apresentadas pesquisas quânticas em desenvolvimento neste Campus por pesquisadores do IFSC, IQSC, ICMC, e EESC, e as necessidades para implementação prática de suas pesquisas e como elas se correlacionam com problemas de engenharia.

Mais importante, o objetivo será oferecer à comunidade EESC uma oportunidade de incrementar suas pesquisas buscando novas colaborações e aplicações em uma área que se firma como a mais disruptiva para inovações tecnológicas.

Realização EESC:
Centro Avançado EESC para apoio à Inovação - EESCIn