COMUNICADOS

VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade

08/05/2014

A sexta edição da Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade "O Melhor de Ambos os Mundos" será realizada pela primeira vez no Brasil, no SESC Bertioga, de 12 a 16 de maio de 2014.

O evento é uma realização da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo, com correalização do Sesc São Paulo (Brasil) e conta com apoio da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA), ambos da USP.

O principal objetivo da conferência é o de criar oportunidades para compartilhar experiências internacionais e locais em Educação Ambiental (EA) e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), contribuindo para o estabelecimento de redes articuladas nessa área.

A conferência é dirigida a educadores, pesquisadores, funcionários do governo, acadêmicos, gestores, agentes de áreas protegidas, tomadores de decisão, ONGs e indivíduos envolvidos na educação, sensibilização e comunicação ambiental. Estão inscritos mais de 240 participantes de todo o Brasil e de outros 17 países que apresentarão trabalhos em três áreas: EA e biodiversidade, EA em escolas e Instituições de Ensino Superior e EA e gestão participativa em comunidades rurais e tradicionais.

A ideia de levar uma conferência que abordasse o "melhor dos dois mundos" a outros países foi praticada pela primeira vez na Malásia, em 2005, quando sediou o evento. Uma característica comum compartilhada entre esses países eram suas preocupações relacionadas com a vulnerabilidade de sua rica biodiversidade, as ligações histórico-culturais entre os países e as rápidas mudanças que estão ocorrendo nos contextos biofísicos e sociais nos países em desenvolvimento. A urbanização e seus efeitos associados, tais como a perda da biodiversidade, a degradação da qualidade de vida, os problemas de transporte público, as questões de gestão de resíduos, a migração rural-urbana e outros desafios não faltam. O Brasil uniu-se a esse esforço em discutir e trazer a tona o que de melhor temos nos “dois mundos” e compartilhar suas experiências nessa área.

As inscrições para o evento estão encerradas, e após o evento serão publicados os trabalhos completos aprovados pelo Comitê Científico do evento.

Mais informações:Site: www.bestbothworlds2014.sc.usp.brE-mail: bestbothworlds2014@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da PUSP-SC