COMUNICADOS

Prorrogação das inscrições do Edital 1634/2022 - Programa USP-COFECUB

21/12/2022

Foram prorrogadas para até 23 de dezembro de 2022, as submissões de propostas ao Edital 1634/2022 - Programa USP-COFECUB (Docentes e Doutorandos), em parceria com o Comité Français d´Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB), França. O período de execução dos projetos será de maio de 2023 a dezembro de 2024.

O edital é voltado aos docentes e doutorandos da USP. Pela instituição, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento.

O Programa USP-COFECUB, iniciado em 1994 entre Brasil e França, tem contribuído para o sucesso das cooperações acadêmicas, produções científicas e formação de jovens pesquisadores. Pelo lado francês, o programa é financiado pelo Ministère de l´Europe et des Affairs Étrangères (MEAE) e pelo Ministère de l´Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR), e coordenado pelo Comité Français d´Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB). Pelo lado brasileiro, o programa é financiado e coordenado pela Universidade de São Paulo (USP), por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI).

O objetivo do programa é fomentar e desenvolver a cooperação acadêmica a partir do intercâmbio de pesquisadores, o que propicia a realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França, facilita a troca de informações e a colaboração entre as duas comunidades científicas. Este programa conjunto envolve a mobilidade de pesquisadores, dando prioridade ao treinamento em nível de doutorado.

O Edital USP-COFECUB 2022 prevê o financiamento anual de até 32 mil reais pela USP para cada projeto aprovado.

Link para a parte pública do Sistema Mundus (Editais > Docentes > Nº 1634).

As dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus, ou para o e-mail international.networks@usp.br.