Programa USP iFriends recebe inscrições

26/06/2014

Alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP podem se candidatar ao programa USP iFriends e ajudar um aluno estrangeiro durante sua chegada e adequação ao nosso país.

Para alunos dos cursos de engenharia, o cadastro pode ser feito via Sistema Júpiter Web, no item “Programa USP iFriends”. Já para estudantes dos cursos de mestrado e doutorado que estejam interessados, o contato deve ser feito através do e-mail ifriends@usp.br.

As candidaturas são armazenadas em um banco de dados, e uma lista de interessados em ter um Amigo USP ficará disponível para consulta. As informações de contato são trocadas quando há interesse das partes em se tornarem parceiros.

A Universidade de São Paulo recebe milhares de alunos estrangeiros todo ano, o que significa, entre outros fatores, oportunidades para praticar idiomas, fazer novas amizades, conhecer de perto outras culturas, bem como ter contato com estudantes de universidades estrangeiras.

Confira as atividades do Amigo USP:

• Aeroporto – recepcionar ou orientar o aluno estrangeiro a se localizar na cidade e a encontrar seu destino, seja uma moradia provisória ou definitiva.

• Moradia – auxiliar na busca por alojamento ou lugar para alugar.

• Legalização da estadia – auxiliar no processo de registro na polícia federal e demais órgãos.

• Orientação acadêmica – fornecer orientações sobre disciplinas, professores, bibliotecas, centro acadêmico, atlética, sala pró-aluno, acesso à rede sem fio e ônibus circular, entre outros.

• Idioma – auxiliar o estrangeiro com a língua portuguesa.

• Integração cultural – indicar opções em questões práticas, além de favorecer a adaptação à cultura e ao cotidiano brasileiro.

Mais informações estão disponíveis no Manual do Amigo USP. Você também pode se inscrever no grupo USP iFriends no Facebook.

informação

Comissão de Cooperação Internacional da EESC Tel.: (16) 3373-8188 E-mail: ccint@eesc.usp.br