Programa Interdisciplinar de Estratégias para Disseminação do Conhecimento Científico - Pesquisa

05/04/2022

Conforme informado nas últimas reuniões do Conselho de Pesquisa, a Pró-Reitoria de Pesquisa apoiou a criação do Programa Interdisciplinar de Estratégias para Disseminação do Conhecimento Científico: produção, circulação e repercussão na sociedade.

O objetivo geral do Programa é identificar a percepção de diferentes segmentos da Sociedade, tais como estudantes da educação básica, usuários dos serviços de saúde pública, leitores de diferentes formas de divulgação, entre outros, da complexidade do fazer científico, e a maneira como a Sociedade incorpora ou reelabora no seu cotidiano as evidências científicas produzidas, para elaborar e propor medidas estratégicas que possibilitem e ajudem a melhorar a compreensão e a confiabilidade do conhecimento científico produzido pela Universidade de São Paulo adequadas ao momento atual, bem como também melhorar a compreensão das formas de comunicação com a Sociedade por parte da comunidade acadêmica.

A primeira fase do Programa consistirá em uma coleta de dados para identificar quais são os fatores associados à divulgação do conhecimento científico produzido na universidade. A identificação dos fatores que interferem na divulgação científica dos conhecimentos produzidos na universidade por seus pesquisadores apoiará a implementação de estratégias de facilitação do processo de disseminação do conhecimento por meio da divulgação científica.

Para isso, pedimos que divulguem entre os docentes de suas Unidades o formulário disponível neste link: https://forms.gle/aFyoSke5ePLNPjnAA, recomendando a todos que participem da pesquisa.

Pró-Reitoria de Pesquisa