Processo Seletivo Núcleo de Empreendedorismo da USP

14/02/2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU). O formulário está disponível neste link.

O que é o NEU:
Somos uma organização formada por um time multidisciplinar de estudantes de graduação, apoiada por pesquisadores, professores e instituições da USP, com a missão de ajudar alunos e alunas da USP e alumni USP a começar suas startups e/ou trabalhar no ecossistema de startups.

O NEU existe desde 2010, e ao longo de 2020 e 2021, 5 startups que receberam suporte do NEU realizaram exits (foram adquiridas ou fizeram fusões). Além disso, conectamos +80 estudantes a empregos em startups e 300.000 pessoas estão inscritas nos 6 cursos online sobre empreendedorismo e inovação disponibilizados pelo NEU na plataforma Coursera da USP. Os responsáveis por isso foram um time enxuto, de 15 estudantes em média, de diversos cursos e institutos como EESC, EACH, POLI, FEA, FEA-RP e FDRP. O streamer Casimiro reagiu recentemente à apresentação de uma startup que recebeu mentoria do NEU e captou investimento no programa Shark Tank, a Ecomilhas, de um estudante da FZEA!

Nosso sonho:
Queremos que a USP se torne uma das Universidades referência em empreendedorismo no mundo, assim como Stanford, MIT e a Universidade de Tel Aviv.
E o mais importante: queremos que todo aluno ou aluna da USP que queira abrir uma startup tenha os melhores recursos à disposição.

O que fazemos:
Projetos como vídeo aulas para mais de 300 mil estudantes no Coursera, hackathons, competições de modelo de negócios, suporte ao desenvolvimento de novos negócios (pré-aceleração), workshops, bate-papos entre startups, podcast, conexão de alunos a vagas de trabalho em startups - esses são alguns exemplos do que fazemos.

Ainda não conhece o NEU?
Assista a um vídeo de 3 minutos sobre o NEU e saiba mais sobre o nosso trabalho! Clique aqui.

Confira também a seção sobre o NEU em uma matéria de 2021 sobre empreendedorismo do Jornal da USP. Clique aqui.

Por fim, preparamos um conteúdo para você aprender mais sobre nossa atuação. Clique aqui.

Ser um membro do NEU: Os membros do Núcleo de Empreendedorismo da USP são estudantes da USP voluntários (graduação ou pós, trabalho voluntário) responsáveis por operar o NEU, tomando as decisões estratégicas do dia a dia as quais guiam o NEU e executando iniciativas que ajudam centenas de estudantes da USP a empreenderem ou trabalharem em Startups. Trabalhamos com bastante autonomia e com um time bastante enxuto, de poucos integrantes, então cada membro assume grandes responsabilidades, e aprende aspectos importantes de gestão e empreendedorismo como gerenciamento de projetos, construção de produtos centrados no usuário e liderança de pessoas, além de lidar com os principais agentes do empreendedorismo de Startups do país (fundos de investimento, investidores anjo, incubadoras, fundadores de sucesso, etc).

Estamos aceitando novos membros se você quer: - Acompanhar e dar suporte ao crescimento de novos negócios fundados por estudantes da USP - entre 2020 e 2021, 5 startups que passaram pelo NEU tiveram exits; - Realizar iniciativas de alto impacto na USP, como conexão de estudantes com vagas em startups, pré-aceleração, cursos de inovação, etc - Projetos apoiados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP que já atingiram centenas de pessoas de todos os campi da USP; - Interagir com agentes da rede NEU (startups, aceleradoras, fundos de investimento, instituições USP, órgãos do governo, etc); - Aprender muito no dia a dia sobre empreendedorismo e inovação.

Biblioteca de Conteúdos do NEU:
Acesse nossa biblioteca para conferir conteúdos sobre startups compilados pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU). A biblioteca do NEU reúne uma série de referências para estudantes USP interessados em empreendedorismo, como conteúdos da maior aceleradora do mundo, de fundadores de unicórnios e do próprio NEU. Capacite-se sozinho com conteúdos (dos mais simples aos mais profundos) que vão ajudar você a acessar oportunidades empreendedoras na USP, ter dicas para evitar os principais erros que fundadores de startups cometem, seja na USP, seja lá fora, e ficar por dentro das novidades do NEU  acesse aqui.

Trabalhe em uma Startup - Mural de Vagas em Startups:
Para quem está focado em estágio/efetivo, pode ser uma boa ir para uma Startup ou Venture Capital! Cada vez mais estudantes estão seguindo para carreira em Startups, encontrando ambientes de muita autonomia, responsabilidade e nos quais podem se desenvolver DEMAIS. Cabem esses três links para ajudar você a conhecer mais vagas em Startups:

• Segue uma dica de como você pode encontrar vagas para trabalhar em uma Startup boa:  Tem algumas dicas aí não óbvias, vale conferir!

Mural de Vagas em Startups.

• Grupo (whatsapp) de divulgação de Vagas em Startups.