Oportunidade na Bélgica para pesquisadores

11/03/2014

beware

O Belgium Wallonia Research Fellowship (Beware) é um programa de mobilidade internacional que está com inscrições abertas para oportunidades de pesquisa na Bélgica, nas cidades de Valonia ou Bruxelas, em parceria com uma empresa, centro de pesquisa ou universidade.

São oferecidas vagas em duas categorias:

Beware Fellowship Indústria - candidato em parceria com uma pequena ou média empresa ou um centro de pesquisa localizado na Valonia.

Beware Fellowship Academia - as candidaturas são feitas conjuntamente pelo pesquisador e uma das universidades de língua francesa da Bélgica, em parceria com uma empresa valã.

Podem se candidatar pesquisadores de todas as nacionalidades, com doutorado – ou equivalente – ou experiência de pesquisa de no mínimo quatro e no máximo 10 anos, contados a partir da data de obtenção do diploma, e que não tenham ficado mais de 12 meses na Bélgica nos últimos três anos.

Os interessados podem acessar o site do Programa, onde encontrarão todas as informações, documentos, formulários de candidatura e dados de contato. É necessário definir um projeto de pesquisa que contemple os interesses da instituição belga, que deve demostrar um aspecto inovador e/ou permitir uma transferência de tecnologia.

A bolsa inclui salário anual bruto, incluindo férias e bônus de fim de ano, que totalizam aproximadamente EUR 90 mil. O programa também cobre custos do seguro de responsabilidade civil, plano de saúde, aposentadoria, subsídios para filhos, subsídio de mobilidade de EUR 450 por mês, além de EUR18 mil por ano para as despesas relacionadas com a supervisão e orientação do pesquisador, bem como equipamento, viagens e consumíveis.

O processo de seleção dura aproximadamente três meses e inclui uma análise internacional por pares. Os candidatos receberão um relatório síntese de avaliação juntamente com o resultado da seleção.

O programa Beware Fellowship Indústria realiza duas chamadas por ano e a presente oportunidade encerra-se no dia 31 de março. Já o Beware Fellowship Academia realiza apenas uma chamada anual, que se encerra no dia 15 de abril.

Cofinanciado pela Comissão Europeia através do programa COFUND da Marie Curie Actions, o tempo do intercâmbio pode variar de 18 a 36 meses.

Em caso de dúvidas acesse o site do programa ou contate diretamente o senhor Didier Flagothier, gerente do programa, pelo e-mail didier.flagothier@spw.wallonie.be ou pelo telefone +32 81 33 45 27.