Oportunidade de Pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento

09/12/2021

Até o dia 3 de janeiro de 2022, estão abertas as inscrições para o processo seletivo visando escolher um estudante de pós-doutorado para trabalhar no projeto internacional Low cost technologies for drinking water in Brazilian rural communities - household slow sand filters combined with ultraviolet LED disinfection (ICAR1201373 - International Collaboration Awards 2020).

O projeto é financiado pela Royal Society do Reino Unido e, no Brasil, está sob responsabilidade da professora Lyda Patricia Sabogal Paz, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC.

A vaga é destinada para candidato com formação em ciências biológicas e com doutorado nas áreas de saneamento, microbiologia ou parasitologia, com experiência em biologia molecular, microbiologia de biofilmes e métodos de detecção de protozoários, bacteriófagos e coliformes em matrizes ambientais.

Os candidatos devem ter perfil específico necessário às necessidades do projeto, que pode ser consultado aqui.

Os interessados, que tenham o perfil desejado pelo projeto, deverão enviar o Currículo Lattes atualizado e uma carta de recomendação do orientador(a) do doutorado para o endereço eletrônico lysaboga@sc.usp.br.

Os pré-selecionados serão entrevistados via Google Meet, entre 4 e 6 de janeiro de 2022 (horário a combinar). Quem for selecionado será notificado até 15 de janeiro de 2022, com início das atividades a partir de fevereiro de 2022.

O valor da bolsa será de R$ 6.000,00 reais por mês e terá duração de 1 ano, com estágio provatório de três (3) meses. A bolsa poderá ser renovada em função do desempenho do pesquisador.

Resumo do projeto:

663 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, assim, essa população precisa de tecnologias de baixo custo que atendam às suas necessidades e limitações. Os filtros lentos domiciliares podem ser considerados uma tecnologia de tratamento de água promissora para uso doméstico em áreas não atendidas por redes de distribuição. Neste contexto, a Ulster University (Reino Unido) e a EESC/USP (Brasil) irão avaliar o desempenho de sistemas integrados de filtros lentos domiciliares acoplados a reatores de UV-LED em climas temperados e tropicais. Esta pesquisa irá contribuir no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e adaptadas ao contexto local que forneçam água potável em regiões descentralizadas.

Confira todos os detalhes do processo seletivo clicando aqui.

Mais informação: lysaboga@sc.usp.br