Oportunidade de bolsa de pesquisa para alunos de graduação

23/05/2016

Para se candidatar é necessário ser aluno devidamente matriculado no curso de Engenharia Mecânica, de Produção ou de Materiais e Manufatura, não ter reprovações no histórico escolar nem vínculo empregatício e ter disponibilidade para dedicação de 15 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa, sem que haja prejuízo do desempenho acadêmico.

Os interessados em participar devem encaminhar e-mail para jupaganelli@sc.usp.br, contendo o nome completo, número USP, histórico escolar e currículo.

Resumo da pesquisa

Os processos de produção representam a transformação de insumos em produtos, possibilitando assim a agregação de valor, resultado dessas e outras atividades. A avaliação de ciclo de vida (Life Cycle Assesment) é uma métrica importante para determinação do total impacto de um produto em todo seu ciclo de vida, para a qual contribuem fatores ambientais, sociais e recursos ambientais. Neste projeto será executada uma avaliação com objetivo de levantamento de sustentabilidade do processo manual de lixamento. Serão propostos alguns cenários produtivos para aquisição das informações para avaliação da sustentabilidade do processo, com variações desejadas de estudo. Os indicadores serão baseados em levantamento bibliográfico, com especificação ao processo de produção de estudo. Por fim, deverão ser apresentados os resultados e avaliados comparativamente para proposição do cenário com melhor sustentabilidade geral, e para comparação com outros processos de fabricação concorrentes ao lixamento.

informação

Juliana Aparecida Paganelli, secretária do SEP Tel.: (16) 3373-9214 E-mail: jupaganelli@sc.usp.br