Oportunidade de bolsa de iniciação científica

09/12/2021

O Laboratório de Cromatografia do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) oferece uma bolsa de iniciação cientifica da FAPESP, no valor de R$ 695,70, para aluno de Engenharia, dentro do Projeto Temático Cromatografia líquida em uma gota e seu acoplamento com espectrometria de massas: estratégias instrumentais, desenvolvimento de materiais, automatização e aplicações analíticas.

O bolsista atuará no desenvolvimento de sistemas tipo robô cartesiano para a automatização de procedimentos miniaturizados de preparo de amostras.

São desejáveis conhecimentos em eletrônica e programação, particularmente no uso ferramentas de eletrônica e prototipagem open-source (como Arduino), e linguagens de programação de alto nível que permitam a criação de interfaces gráficas para o controle dos sistemas desenvolvidos.

Requisitos:
Estudante de engenharia mecânica, eletrônica, elétrica, mecatrônica, ciências da computação ou áreas correlatas de 3º ano ou superior, com conhecimentos para atuar no desenvolvimento de instrumentação analítica empregando ferramentas de eletrônica e prototipagem open-source (uso e programação de Arduino e/ou ferramentas similares). A FAPESP não aceita bolsistas com reprovação no histórico da graduação. Clique aqui para mais detalhes sobre as normas da FAPESP.

Inscrições:
Os candidatos deverão enviar os documentos listados abaixo (em formato pdf) ao e-mail deyber@usp.br e com cópia a alvarojsn@iqsc.usp.br escrevendo no assunto "Candidatura a IC - Automatização".

1) Currículo Lattes atualizado (ou currículo vitae para estrangeiros);
2) Histórico escolar atualizado;
3) Carta de apresentação indicando as razões para se candidatar à bolsa e um breve resumo da experiência e qualificação na temática do projeto;
4) Lista de experiências prévias na participação no desenvolvimento de protótipos robóticos e/ou automatizados, que permitam comprovar a adequação do perfil do candidato.

Duração da bolsa:
A duração da bolsa será de 12 meses.

A contratação será imediatamente após a seleção do candidato(a). A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

Com informações do Instituto de Química de São Carlos