COMUNICADOS

MapBiomas apresenta os resultados do mapeamento de áreas urbanizadas no Brasil

05/11/2021

Acontece nesta sexta-feira, dia 5 de novembro de 2021, a transmissão do webinar de divulgação dos resultados do mapeamento de áreas urbanizadas no Brasil entre 1985 e 2020. O grupo responsável conta com a contribuição de diferentes laboratórios da USP São Carlos, envolvendo a EESC e o IAU. Os dados vêm do projeto MapBiomas, desenvolvido em conjunto com universidades, ONGs e empresas de tecnologia que anualmente têm produzido mapas de uso e cobertura da terra segundo os biomas brasileiros e temas transversais, como pastagem e agricultura. O processo foi realizado a partir da utilização de imagens de satélite e geoprocessamento em nuvem, viabilizado pela plataforma Google Earth Engine. Dentre os principais resultados, aponta-se que as áreas urbanas praticamente dobraram de tamanho, alcançando 4,13 milhões de hectares em 2020; são apresentadas perdas de vegetação nativa em decorrência da urbanização, com destaque para o cerrado e amazônia; é evidenciada uma expansão vertiginosa da informalidade urbana, em especial no Amazonas e Amapá; são verificados o crescimento da urbanização em locais de alta declividade. O estudo também mostra que os recursos hídricos têm sofrido pressões crescentes da urbanização, com as margens de ?rios urbanos? cada vez mais ocupadas pelas cidades e bacias hidrográficas com cada vez menos superfícies de água disponíveis a usos urbanos. Os palestrantes do webinar serão os professores Julio Pedrassoli (UFBA) e Mayumi Hirye (QUAPÁ/FAU-USP), coordenadores da equipe. A apresentação contará também com os seguintes debatedores: Armando Palermo Funari (IPEA); Ana Cláudia Cardoso (UFPA); e Antônio Miguel Monteiro (INPE). A equipe de mapeamento de áreas urbanas é formada por estudantes, pesquisadoras/es e professoras/es da Universidade de São Paulo (USP); da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e da Universidade de Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Núcleo de Estudos e Ecologia da Paisagem e Conservação (NEEPC). Para o caso da USP São Carlos, os grupos de pesquisa envolvidos são o Núcleo de Estudos de Política Ambiental (NEPA, EESC) e o Grupo de Estudos Fundiários, Políticas Públicas e Produção do Espaço e da Paisagem (YBY, IAU). Também são parte do proje o Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento (LabCart, FFLCH); o Laboratório de Sensoriamento Remoto e Aerofotogeografia (LASERE, FFLCH); e o Quadro do Paisagismo no Brasil (QUAPÁ, FAU). Além dos coordenadores mencionados, são membros da equipe: Marcel Fantin (IAU), Marcelo Montaño (EESC), Breno Malheiros de Melo (EESC), Edimilson Rodrigues (EESC), Marcos Roberto Martines (UFSCar), Eduardo Felix Justiniano (FFLCH), Fernando Shinji Kawakubo (FFLCH), Rúbia Gomes Morato Cecília Pisetta (FFLCH), Katia Canova (FAU), Mauro Barros Filho (FAU), Rafael Lopez Pegoraro (FAU), João Meyer (FAU), Talita Micheleti (FAU), Ana Cecilia Mattei de Arruda Campos (FAU), Leonardo Loyolla Coelho (FAU), Eugenio Queiroga (FAU), Fábio Mariz (FAU), Maria Rosado (FAU), Júlia Cansado (FAU). Mais informações no site: https://mapbiomas.org/ SÍNTESE: Brasil Revelado 1985-2020: As transformações nas Áreas Urbanas nos últimos 36 anos: webinar temático da Coleção 6 do projeto MapBiomas apresenta dados e discute as mudanças nas áreas urbanas desde 1985 Palestrantes: Julio Pedrassoli (UFBA) Mayumi Hirye (QUAPÁ|FAU-USP) Debatedores: Ana Claudia Cardoso (UFPA) Antônio Miguel Monteiro (INPE) Armando Funari (IPEA)