Engenharia Ambiental da EESC promove rodas de conversa com egressos do curso

09/12/2021

Nos últimos três meses, foram organizados encontros virtuais com egressos do curso de Engenharia Ambiental da EESC. Até o momento, as rodas de conversa ocorreram em outubro, novembro e dezembro de 2021 e contaram, em cada edição, com a participação de dois ou três egressos, além de um mediador. Os professores Victor E. Lima Ranieri, Marcelo Zaiat e Davi Gasparini F. Cunha, docentes do curso, mediaram os três primeiros encontros. Em relação aos egressos, participaram ex-alunos e ex-alunas que atualmente ocupam posições de destaque em diferentes setores.

"As rodas de conversa têm sido muito proveitosas no sentido de mostrar aos atuais estudantes a diversidade de possíveis atuações do profissional da engenharia ambiental no mercado de trabalho. Até o momento, tivemos o prazer de ouvir as experiências e os relatos de egressos que possuem uma excelente trajetória no setor público (como em universidades, órgãos federais, estaduais e municipais), em empresas de consultoria (por exemplo, nas áreas de saneamento, recursos hídricos e gestão ambiental) ou em indústrias (por exemplo, nos ramos alimentício e de embalagens). Além disso, os encontros contribuem para a consolidação da identidade do curso e reforçam a qualidade da formação dos nossos estudantes", afirmou o professor Davi, atual coordenador do curso.

As três rodas de conversa promovidas até o momento foram transmitidas ao vivo pelo YouTube. O conteúdo está gravado e disponível para qualquer interessado (acesse os links ao final da matéria).

A organização dos eventos é apoiada pelos próprios estudantes do curso de Engenharia Ambiental, vinculados à comissão organizadora da Semana da Engenharia Ambiental da EESC.

Os encontros virtuais têm duração de cerca de 90 minutos e permitem interação direta entre os egressos e os atuais estudantes do curso, que podem fazer perguntas e tirar dúvidas com os convidados. Entre outros temas, são discutidos os possíveis caminhos do profissional da engenharia ambiental após a formatura, como as experiências acumuladas ao longo da graduação contribuem para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o mercado de trabalho, os desafios da carreira, a interação com profissionais de outras áreas e as oportunidades de crescimento profissional.

De acordo com os graduandos que auxiliaram na organização dos eventos, Danilo Tabarelli, Milena Sousa e Marcela F. da Costa, "como estudantes, podemos ver claramente o que nos espera após a formatura e quais escolhas podemos fazer, desde a graduação, para moldar nossos caminhos como futuros engenheiros ambientais".

Além disso, segundo o Prof. Marcelo Montaño, vice-coordenador do curso, "tais encontros também são oportunidades únicas para subsidiar melhorias no projeto pedagógico do curso, pois permitem agregar a visão dos egressos em uma perspectiva que incorpora as demandas atuais de quem atua na área ambiental e a vivencia na prática".

Em função do sucesso das três edições realizadas em 2021, cujos vídeos já contam com centenas de visualizações no YouTube, a expectativa é que as rodas de conversa sejam mantidas em 2022 e continuem a desempenhar o importante papel de conectar graduandos e graduados no curso de Engenharia Ambiental da EESC.

• 1ª Roda de Conversa
• 2ª Roda de Conversa