COMUNICADOS

Embaixada da França no Brasil cria bolsa de master exclusiva a brasileiros

09/06/2020

Além dos estudantes já graduados no Brasil, podem se candidatar estudantes da graduação inscritos em programas de duplo-diploma, igualmente admitidos para o segundo ano do Master (M2). Os estudantes inscritos em programas de mobilidade acadêmica que não se enquadrem nas condições acima descritas não devem se candidatar.

A bolsa será concedida por um período de seis meses (1º de setembro de 2020 a 8 de fevereiro de 2021), no ano acadêmico de 2020-2021. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de ainda não terem completado 40 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2020.

Entre os benefícios que serão concedidos estão a isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular Campus France e de taxas acadêmicas relativas ao Master (se necessário), além do pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês e um auxílio financeiro de 310 euros por mês. A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como a Bolsa Eiffel.

Os detalhes do edital estão disponíveis no site do Campus France Brasil.

informação

Comissão de Cooperação Internacional da EESC E-mail: ccint@eesc.usp.br