EESC realizará segunda chamada de apresentações do CICTE-SIICUSP

14/10/2014

eesc siicusp e cicte site

O CICTE integra as atividades da 1ª fase do 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Nele são apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas de iniciação científica do período 2013-2014, no formato de exposições orais, apenas. Os melhores trabalhos serão selecionados para participar da 2ª fase do SIICUSP, que ocorrerá em São Paulo.

A organização é da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, através da Comissão de Pesquisa e do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE).

Confira a programação:

Sexta-feira, dia 31 de outubro.

Sessões no período da manhã: Engenharias Civil e Ambiental 7h30 às 8h – ​Sala D16: credenciamento​ e orientações gerais 8h às 9h40 – Apresentações 9h40 às 10h – Coffee break 10h às 11h40 – Apresentações 11h40 às 12h – Finalização (indicação do melhor trabalho)

Sessões no período da tarde: Engenharias Mecânica, Elétrica, de Produção, de Materiais e Aeronáutica 13h30 às 14h – ​Sala D16: credenciamento​ e orientações gerais 14h às 15h40 – Apresentações 15h40 às 16h – Coffee break 16h às 17h40 – Apresentações 17h40 às 18h – Finalização (indicação do melhor trabalho)

Todas as sessões ocorrerão no segundo andar do Bloco D da EESC, localizado no campus 1 da USP em São Carlos, sito à Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Para ver a relação dos trabalhos que serão apresentados, clique aqui. A galeria de imagens do primeiro dia do CICTE também está disponível e pode ser acessada através deste link.

O SIICUSP

Incentivado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, o SIICUSP tem como objetivo tornar públicos os resultados dos projetos de pesquisa realizados pelos alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

O Simpósio é realizado anualmente e conta com a inscrição de quase 6 mil trabalhos referentes às quatro grandes áreas de conhecimento: Engenharias e Exatas, Biológicas e Saúde, Humanas e Humanidades e Agropecuária. A inscrição do trabalho, na forma de resumo, é gratuita a todos os participantes.

Este ano o SIICUSP está dividido em duas etapas: a primeira, de 11 de agosto a 14 de novembro, distribuída nas sete cidades em que a USP está presente, e a segunda, no campus da Capital.

O CICTE

O Congresso é destinado a alunos de graduação de instituições de ensino superior em engenharia e tecnologia de todas as partes do país para a apresentação de seus trabalhos técnicos ou científicos realizados durante o curso de graduação.

O primeiro CICTE foi realizado em 1982 com a apresentação de 108 trabalhos e, desde então, tem aumentado a quantidade de trabalhos inscritos. De 1995 a 2013 o evento ocorreu simultaneamente ao SIICUSP, a cada dois anos, gerando em torno de 1,2 mil trabalhos nas áreas de engenharias e ciências exatas. A partir de 2014 o CICTE retomou seu formato original -com apresentações orais, exclusivamente -, e faz parte da 1ª fase do SIICUSP.

informação

Comissão de Pesquisa da EESC Tel.: (16) 3373-9251 E-mail: cpq@eesc.usp.br