Diálogo Brasil-Alemanha: um debate sobre o futuro do ecossistema urbano

19/05/2021

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizam, de 17 a 20 de maio, o 9º Diálogo Brasil-Alemanha sobre Ciência, Pesquisa e Inovação, este ano com a temática: "Cities and Climate - The Multi-level Governance Challenge".

O evento discutirá como as cidades, causadoras e ao mesmo tempo vítimas das mudanças climáticas, podem criar uma agenda sustentável para atenuar adversidades que criam em relação ao meio ambiente. Para tanto, economistas, engenheiros, juristas, pesquisadores e docentes do Brasil e da Alemanha apresentarão análises de estudos, tendências e previsões dos impactos do clima no ecossistema das cidades.

Dentre os destaques dos palestrantes do 9º Diálogo do lado alemão estão o oceanógrafo e professor de física dos oceanos da Universidade de Potsdam, Stefan Rahmstorf, retratado como um dos dez maiores cientistas do clima do mundo pelo jornal Financial Times, e a professora de direito público e direito ambiental da Universidade de Münster (WWU) Sabine Schlacke, vice-presidente do Conselho Científico do Governo Alemão para Mudanças Ambientais Globais (WBGU). A programação completa segue em anexo.

Entre os brasileiros, os destaques são a participação do professor Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do programa de pesquisa USP Cidades Globais, e da professora Leila da Costa Ferreira, representante da Unicamp na Worldwide Universities Network (WUN) Global Challenges - Adapting to Climate Change.

O evento será realizado de 17 a 20 de maio, das 9h às 13h no Brasil (respectivamente das 14h às 18h na Alemanha), e é gratuito. Interessados devem se inscrever pelo link.

Mais informações sobre temáticas e palestrantes na página do evento.

Temas como governança, consequências nas cidades litorâneas do aquecimento global, efeitos da pandemia, ciência e tecnologia e seus usos para monitorar, mitigar e adaptação às mudanças climáticas estarão no centro dos debates no 9° Diálogo. Em alguns painéis, casos concretos como os Projetos Campus Sustentável, da Unicamp, e Water-Food-Energy Nexus, da Universidade Técnica de Munique (TUM) serão apresentados.

O evento conta com a parceria do Serviço de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Ministério de Relações Externas da Alemanha. O evento é ainda apoiado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), pelo Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), pelo Goethe-Institut São Paulo, pela Fundação Heinrich Böll, pelo Klimapolis Laboratory, pela Fundação Konrad Adenauer(KAS), pelo Centro Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America), pela Sociedade Brasileira parao Progresso da Ciência (SBPC) e pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI Brasil).