Como enviar novas publicações indexadas na Scopus para o perfil de autor no ORCID

19/07/2022

Conforme informado na campanha “Ação para vinculação e sincronização dos identificadores de docentes no ORCID” realizada no período de maio de 2020 a maio de 2021, pela Biblioteca da EESC com os docentes, nem todas as publicações indexadas na Scopus vão automaticamente para o perfil de autor no ORCID.

Em maio de 2022, a Biblioteca realizou um novo levantamento de perfis de docentes na Scopus, confrontou com os perfis no ORCID e identificou vários docentes com novas publicações indexadas na base, porém não foram atualizadas no ORCID. Além deste levantamento, a Biblioteca identificou em torno de 34 docentes que possuem mais de um perfil de autor na Scopus e necessita de unificação, este fato ocorre em função das variações de nome ou afiliações indicadas no artigo, porém não constam das variações já indexadas na base.

Indicamos a seguir os tutoriais com as ações para “vinculação das publicações da Scopus ao ORCID” e “unificação de perfis na Scopus”:

Em paralelo, ressaltamos a importância de realizar a vinculação do perfil USP com o ORCID, uma vez que a Universidade tornou-se membro da organização em 2016. A ação para vinculação deve ser executada neste endereço.

Ressaltamos ainda, a necessidade de incluir todos os Ids (Lattes ID, Google Scholar ID, ORCID, Scopus ID e Researcher ID) no perfil docente do Data_USP, que é um  o repositório de dados integrados para a visualização de indicadores acadêmicos e administrativos para apoio à tomada de decisões da Universidade.

Caso o pesquisador tenha dúvidas sobre as ações indicadas ou não tenha realizado a sincronização entre os perfis de autor Scopus x ORCID, poderá nos contatar através do e-mail: biblioteca.apoio@eesc.usp.br.

Com informações da Biblioteca EESC