Biblioteca disponibiliza coleções digitais no Repositório Institucional da EESC

22/05/2022

A Biblioteca desenvolve projetos em conjunto com outros setores e docentes da Escola para promover e ampliar o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre os projetos aprovados pelo edital do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) 2021/2022 destacam-se dois apresentados pelo professor Edson Cezar Wendland, em parceria com a Biblioteca:

Estratégia didático-pedagógica para o ensino de projetos de instalações prediais: uma realidade na EESC, conta com o apoio de um bolsista para atualizar e disponibilizar em formato digital as mais de 300 plantas arquitetônicas disponíveis no Serviço de Manutenção e Obras da EESC.

Além de estabelecer regras de uso da coleção das plantas arquitetônicas e representar a evolução histórica dos prédios e das instalações prediais da Escola, os documentos poderão ser usados como fonte de estudo para os trabalhos acadêmicos solicitados na graduação. Eles estão disponíveis para consulta no Repositório Institucional da EESC na coleção Projeto Arquitetônico.

• Clipping da EESC: a difusão do conhecimento científico para a sociedade, também conta com uma bolsista que apoia a organização do material jornalístico disponível na Diretoria da EESC no formato digital e impresso, que será devidamente tratado e disponibilizado pela Biblioteca para a consulta a toda a sociedade. Além de promover o resgate da memória institucional, o projeto contribui para a difusão do conhecimento científico produzido na Escola que pode ser compartilhado e aplicado em projetos de inovação tecnológica, nas diferentes áreas das Engenharias.

Os clippings também podem ser consultados no Repositório Institucional, na coleção EESC na Mídia.

O Repositório Institucional da EESC foi lançado em 18 de Abril de 2013 , e desde então é alimentado com coleções digitais dos acervos da Biblioteca, como clippings, fotos históricas, patentes, projetos arquitetônicos, recursos educacionais, teses, dissertações e TCCs. Dentre essas coleções, destaca-se a coleção Recurso Educacional, que disponibiliza em formato eletrônico as apostilas elaboradas pelos docentes da EESC. O Repositório é uma ferramenta de acesso livre e não necessita de uso de conexão remota (VPN) para fora dos campi da USP.

Site: repositorio.eesc.usp.br
E-mail: biblioteca.atendimento@eesc.usp.br