COMUNICADOS

APG de São Carlos terá expressiva representação no XXIV Congresso Nacional de pós-graduandos

24/04/2014

A Associação de Pós-graduandos (APG) campus USP São Carlos será representada por 15% dos 133 delegados que irão ao XXIV Congresso Nacional Valorização da Ciência e dos Pesquisadores, de 1º a 4 de maio, no Rio de Janeiro. A chapa Unindo Forças na USP, que reuniu as Associações de Pós-graduandos (APGs) de todos os campi da universidade, recebeu 2.293 votos ou 8,75% de frequência nas urnas.

A expectativa da comissão eleitoral era que a frequência na eleição fosse de 17% de um total de 26.189 pós-graduandos na USP, ainda assim, houve um aumento de 91% de participação em relação à última eleição.

Em São Carlos 372 votaram, mas apenas 10 usaram a urna presencial. O ICMC chegou próximo ao índice de frequência esperado, com 16,7% dos matriculados. O pleito ocorreu de 14 a 17 de abril virtual e presencialmente, pela primeira vez na USP, o intuito do pleito virtual é ampliar a participação democrática na USP. Confira a votação em cada instituto:

ICMC: total de 112, 21 nulos e 4 brancos.

EESC: total de 104, 16 nulos e 4 brancos.

IAU: total de 10 votos.

IFSC: total de 32 votos, 7 nulos.

IQSC: total de 31 votos, 2 nulos.

Interunidades: total de 115 votos, 15 nulos.

Congresso NacionalEste ano, o tema do Congresso é a Valorização da Ciência e dos Pesquisadores, e será realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Veja programação aqui.

Os debates tratarão sobre o financiamento da ciência e tecnologia no país e os direitos dos pós-graduandos, estes últimos pautados em um documento elaborado no último Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP), em novembro de 2013, em Ouro Preto. Dentre estes direitos, destacam-se a assistência estudantil para a pós-graduação, os direitos previdenciários, a regulamentação do lato sensu e das férias, além de medidas de combate ao assédio moral e sexual, regulamentação por lei da licença maternidade, da 13ª bolsa e de um mecanismo de reajuste anual dos valores deste benefício.

O congresso contará com a 6ª mostra científica da ANPG, um espaço para a divulgação científica dos pós-graduandos. A inscrição para o Congresso é de R$ 120,00 para delegados e R$ 200,00 para observadores, inclusa a hospedagem e certificação. A alimentação será no bandejão da UFRJ. Quem tiver interesse em participar procure a APG USP São Carlos pelo e-mail apg.usp.sc.2014@gmail.com ou pelo e-mail da comissão eleitoralc10usp2014@gmail.com.

Por APG USP São Carlos