Comunicados Internos: Área Financeira

USP participa da criação de rede internacional Recomposições Políticas e Legais

25/06/2020

Estão abertas as inscrições de pesquisadores da USP para a colaboração na criação da rede “Recomposições políticas e legais. O estado testado na Covid-19″. O mundo está passando por sua primeira crise global de saúde. Isso tem e terá consequências consideráveis para nossas diferentes sociedades e não sabemos o resultado. A crise da saúde coloca questões gigantes para as ciências humanas e sociais: cada estado, cada sociedade está tentando gerenciar esse novo perigo. “Para entender, você tem que comparar”, disse o cientista político G. Sartori.

Esta é a razão pela qual será criada essa rede flexível para analisar e comparar os efeitos da crise global da saúde em cada um dos sistemas políticos e na “governança” global. A questão da pesquisa diz respeito à governança da crise da saúde em seus aspectos políticos e jurídicos: como a luta contra a Covid-19 afeta a governança das sociedades nos níveis local, nacional e global?

Como as questões a serem tratadas são multidisciplinares, a rede procura ter vários pesquisadores por país. Acesse a descrição do projeto (em Francês), assim como os contatos dos pesquisadores envolvidos. Para manifestar interesse, é necessário preencher o formulário da rede disponível aqui.

Por Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI)