As atividades da Escola de Engenharia de São Carlos tiveram início oficialmente no dia 18 de abril de 1953, quando foi proferida a aula inaugural, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade.
Não demorou muito e a sede da Escola ficou pequena. Assim, em 1956, a unidade foi transferida para uma área bem maior, onde se constituiu o campus universitário.
No novo espaço, as atividades da Escola de Engenharia se multiplicaram e, como resultado de um transbordamento, foram criadas outras unidades de ensino. Esse processo teve início no começo da década de 70, quando quatro departamentos da EESC deram origem a mais duas importantes unidades universitárias.
Os Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação se unem e dão origem ao Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC), que depois passou a ser denominado Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.
O Departamento de Física e Ciência dos Materiais e o Departamento de Física e Química Molecular formam o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Mais tarde, em 1994, o IFQSC se divide, resultando na criação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).
A unidade criada mais recentemente, também como fruto da consolidação das atividades desenvolvidas dentro da EESC, foi o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), aprovado em 2010.
O engenheiro Décio Luiz Malta Campos, em depoimento, conta um pouco do processo de definição e implantação do Campus da Universidade de São Paulo em São Carlos.