Documentos para finalizar processo

Para finalizar o intercâmbio o aluno da EESC-USP deve apresentar:
1. Relatório do intercâmbio (modelo anexo);
2. Cópia do histórico da instituição estrangeira com as notas e número de créditos em inglês e documento que mostre o sistema de notas e créditos da instituição estrangeira (geralmente esta informação consta no Histórico Escolar da instituição estrangeira);
3. Requerimento solicitando os créditos ou COMO EQUIVALÊNCIA (fazer um formulário por disciplina que solicita equivalência e anexar as ementas em inglês/espanhol) e/ou COMO OPTATIVA (modelos em anexo e anexar as ementas em inglês/espanhol).
preencher o formulário em inglês ou no idioma local, não fazer a tradução para português.
Não preencher os documentos à mão!
   3.1 – Nos formulários de créditos optativos, colocar na tabela o número de créditos exatamente como consta no Histórico Oficial da Universidade estrangeira. A CoC fará a conversão de créditos estrangeiros para créditos USP;
   3.2 – As ementas caso sejam retiradas do portal da universidade, devem apresentar o link de onde foram retiradas;

Obs: Para todas as disciplinas que você teve aprovação e que você NÃO solicitar equivalência (dispensa de obrigatória/optativa eletiva na EESC), solicite como CRÉDITOS OPTATIVOS LIVRES, no formulário de OPTATIVA LIVRE.

ARQUIVOS
Relatório de intercâmbio EESC
Requerimento de créditos optativas EESC
Requerimento de equivalência EESC

Documentos quando aceito
Uma vez que você esteja com a sua Carta de Aceitação da Instituição Estrangeira, deverá apresentar os seguintes documentos à CCInt-EESC para abrir processo, gerar mobilidade e regularizar a matrícula no Sistema Júpiter:

1. Ficha de inscrição – Estudantes EESC (modelo anexo);
  2. Plano de Estudos: utilizado na inscrição do Edital de Intercâmbio, com a assinatura do Coordenador do Curso (modelo anexo);
  3. Histórico Escolar atualizado em português(pode ser impresso direto do JupiterWeb);
  4. Cópia do passaporte ou protocolo de entrada do documento na Polícia Federal;
  5. Cópia da carta de aceitação da Instituição Estrangeira;
  6. Orientações para encerrar intercâmbio assinado (modelo anexo) – ler com atenção,  guardar uma cópia e trazer uma via preenchida e assinada.
  7. Requerimento (modelo anexo) preenchido e assinado.

ATENÇÃO:
Não serão aceitas candidaturas manuscritas ou mal apresentadas;
Não devem ser impressas em papel reciclado, pois isso impede uma boa digitalização;
Pedimos para não imprimir frente e verso.

ARQUIVOS
Modelo Requerimento EESC – Intercâmbios regulares
Ficha de Inscrição
Plano de estudos_EESC
Orientações para finalizar intercâmbio internacional

Fluxograma de aprovação
1. Aluno apresenta a documentação para abrir o processo;
2. CCInt-EESC abre o processo, gera mobilidade no Mundus e efetua a matrícula no Jupiter na disciplina “Cursando Disciplinas no Exterior” pelo período completo do intercâmbio;
3. CCInt-EESC encaminha o processo para referendar na respectiva CoC;
4. CoC referenda, devolve o processo à CCInt-EESC e ele é arquivado.

Fluxograma de validação dos créditos
1. Aluno encaminha a documentação para finalizar intercâmbio.
2. Confira os procedimentos:
   a) Se na documentação não contiver nenhum pedido de equivalência:
        – CCInt encaminha o processo para a CoC;
        – CoC aprova o pedido de optativas livres, concedendo um número de créditos USP e encaminha para o SVGRAD.
        – SVGRAD cadastra no Jupiter, no local da disciplina “Cursando Disciplinas no Exterior”, o número de créditos USP concedidos pela CoC.
        – SVGRAD encaminha o processo para CCInt, que arquiva o mesmo.
   b) Se na documentação contiver pedidos de equivalência:
        – CCInt encaminha os pedidos de equivalência para o SVGRAD.
        – SVGRAD encaminha os pedidos para os Departamentos das disciplinas USP solicitadas
        – Parecerista dá parecer e devolve ao SVGRAD.
        – SVGRAD encaminha para CoC para análise.
        – CoC aprova/nega o pedido de equivalência em razão do parecer. Se aprovado, encaminha ao SVGRAD, se negado, dá ciência ao aluno.
        – SVGRAD cadastra a equivalência no Jupiter, se aprovado pela CoC.
        – SVGRAD devolve o processo para CCInt-EESC, que arquiva o mesmo.

Obs: Poderão ser feitos pedidos de equivalência + optativas livres (que seguirá simultaneamente os passos a) e b)